Pensamento é diferente de atitude
Quantas boas ideias nunca saíram do papel? Quantos romances não ficaram sem final feliz? Quantos trabalhos não deixaram de serem realizados? Isto tudo, meu amigo, porque o pensamento cria planos maravilhosos, planeja desfechos minuciosamente, também elabora metas com exatidão e sonhos com fascínio. Certamente para fazer acontecer é preciso o start da atitude! Assim, é necessário acionar o botãozinho da coragem para a vida vir para o campo da ação.
Primeiro de tudo, pensamento é diferente de atitude. Nada contra o planejamento, muito pelo contrário, a inteligência é faculdade do ser humano e deve ser utilizada com sabedoria. É muito bem vindo programar as circunstâncias e raciocinar as possibilidades, o que denota responsabilidade de aumentar os acertos e minimizar os erros perante os riscos. A questão, é que sem o gesto da atitude todas estas ideias ficam presas dentro de você! Um tesouro fechado e jamais descoberto, a menos que você abra o cadeado e permita que o ouro seja distribuído.
Os Imprevistos
Certamente que pra complicar, no meio do caminho aparecem alguns desafios chamados: imprevistos. Parece que as coisas as vezes não vão bem para a direita como imaginávamos, ou não são bem compreendidas quanto desejávamos. Mas ok, faz parte da arte de viver através das relações, sejam elas: família, amigos, colegas, nação ou etc. Nesses momentos a gente precisa “ajustar as velas”, fazer alguns remendos, tomar uma dose de coragem, ter um pouquinho mais de cara de pau e fazer de novo. Ou você achou que seria de primeira? Não, não seria. Pra falar a verdade, provavelmente nem de segunda.
Faça acontecer
Pensar é diferente de fazer. Além disso, eu tenho a liberdade de pensar o que eu quiser, quanto eu quiser, como eu quiser. Enquanto que fazer é mais complicado. Levantar o bumbum do sofá e deixar o comodismo de lado, isto é sair da sua zona de conforto, denota esforço e movimento; inclusive para o que não deve ser feito. Sim, porque não é atoa que o pensamento vem antes! Graças a Deus ele nos livra de muitas bobagens, impulsos desmedidos, crueldades e perigos. Não é uma apologia à precipitação! Se fosse isso não estaríamos falando de pensamento, e sim de instinto, e isto é outra coisa.
Acima de tudo, nem tudo o que a gente pensa a gente deve ou pode fazer. Existem regras, existe respeito, existe educação e, além disto, existe o velho bom senso, que é bom pra tosse e não faz mal pra ninguém. O que está em pauta é a capacidade de colocar em prática ideias já refletidas e consideradas mesmo correndo o risco inevitável de não funcionar. Ter consciência é requisito essencial para mudar nosso comportamento e verdadeiramente fazer acontecer! Também acreditar é o primeiro passo de fazer o pensamento acontecer! Confie e faça!