Nos tempos atuais, é muito comum ouvirmos a palavra ansiedade sendo pronunciada por milhares de pessoas. A ansiedade é, até mesmo, vista como o “mal do século XXI”, mas como se dá a ansiedade de viver no mundo empresarial?
Podemos caracterizar a ansiedade de viver no mundo empresarial como o grupo de comportamentos e sentimentos que invadem um indivíduo nos momentos que precedem uma dada situação no trabalho sobre a qual não se pode controlar o desfecho.
É necessário salientarmos a distinção entre medo e ansiedade. O medo é a reação emocional à ameaça iminente, real ou percebida; a ansiedade é o adiantamento de uma potencial ameaça futura.
A ansiedade é uma situação de alteração psíquica, desencadeada por uma tenção criada pela nossa mente.
Os principais sintomas são:
- pressa;
- tensão;
- desconforto físico (como palpitação, sudorese, tensão muscular);
- ideias negativas.
Tendo em vista como funciona a sociedade moderna, no que diz respeito às exigências do mercado de trabalho e sua grande competitividade, é bastante compreensível considerarmos indivíduos ansiosos com os resultados que irão gerar.
Somos cobrados constantemente por metas que visam melhorar os resultados dos departamentos e empresas que trabalhamos. Assim, inevitavelmente será criado o famoso sentimento de ansiedade. Tentamos prever os problemas e situações futuros, a fim de encontrarmos alternativas para solucionarmos ou lidarmos da melhor forma com eles.
Porém, quando tentamos antecipar o que irá acontecer no futuro, esquecemos de viver o presente. Além disso, notamos a angústia por vivermos (mesmo que mentalmente) essas situações projetadas. A enorme quantidade de estímulos que somos expostos todos os dias e o nível de pressão ao qual somos sujeitos no ambiente empresarial, somada a necessidade de atingir resultados e ao medo de perder o emprego, podem ser consideras os principais motivos para o aumento da ansiedade. Certamente, este quadro é o principal responsável por levar os executivos a buscar ajuda psicológica e/ou psiquiátrica.
A fim de não deixar a ansiedade de se trabalhar no mundo corporativo tomar conta da situação, é necessário uma mudança de pensamento.
Portanto, o indivíduo ansioso deve deixar de pensar nas situações que estão por vir, para tentar prevê-las; ou seja, deverá focar em viver o presente, lidando com fatos reais e concretos.
Se tratando do meio de corporativo, definir um plano de trabalho com metas atingíveis, que atendam tanto a necessidade do profissional como da corporação, tendem a diminuir significativamente os níveis de ansiedade. Portanto, o foco no presente também refletirá positivamente no desempenho do colaborador. No entanto, acima de tudo lhe trará mais qualidade de vida – o que é de inestimada valia.
Equipe Psicotér