Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Cuidados com a saúde mental dos funcionários geram benefícios para empresas e funcionários

Categoria: Comportamento Profissional, Empresa

A saúde mental dos funcionários

saúde mental dos funcionários é um estado de equilíbrio e harmonia. É a capacidade da pessoa administrar suas emoções, assim pode estar relacionado a um conjunto de fatores, como; individual, cultural, social.  A saúde mental dos funcionários dentro de uma organização, significa a capacidade subjetiva de equilíbrio entre o mundo interno e a demanda social, muitas vezes esquecido dentro das empresas.

Cuidar da saúde mental é buscar o autoconhecimento através de um melhor manejo das emoções e sentimentos. Além disso é conhecer as limitações individuais e  aprender superá-las através de novas ferramentas comportamentais. É também colocar foco naquilo que deva ser importante e conseqüentemente eleve a condição humana.

A subjetividade ainda é mistério nos dias atuais. Estudamos, trabalhamos, adquirimos através das experiências, porém, ainda é mais fácil dizer o que fazemos, mas não falamos o que sentimos. Portanto, tudo aquilo que cala em nós acaba se manifestando no corpo e nas relações.

 

ajuda psicológica

Digo aos meus pacientes que a educação emocional deveria ser disciplina nas escolas. Procurar ajuda de um psicólogo ou terapeuta na maioria das vezes será crucial, para não adoecermos, porque na maioria das vezes as doenças surgem como sintoma de um sofrimento psíquico represado e incomunicável a nível racional.

A saúde mental de funcionários nas empresas

Segundo a organização mundial de saúde (OMS), Transtornos mentais como depressão e ansiedade causam grande sofrimento psíquico e isolamento social. Também é a terceira causa absenteísmo e afastamento dos funcionários nas empresas.  A saúde mental dos funcionários tem forte influência no desempenho dos funcionários na empresa. Da mesma forma que a falta de saúde mental dos funcionários pode trazer graves conseqüências. 

Quando um funcionário tem saúde mental constrói benefícios individuais e sociais. Acima de tudo, altera sua forma de se relacionar nas organizações.

Seguem alguns benefícios de se manter a saúde mental dos funcionários:

saúde mental funcionários– Ter claro conhecimento sobre a qualificação profissional, potenciais e motivação para acreditar e persistir no cargo escolhido. Além disso, ter a humildade para reconhecer quando é preciso fazer novas escolhas profissionais e seguir em frente.

– Diminuição de doenças psicossomáticas, melhora na saúde física e emocional, conseqüentemente comprometimento e redução de faltas.

– Melhora no relacionamento com colegas, assim buscando soluções através do diálogo entre os colaboradores, a fim de trabalhar as vulnerabilidades pessoais e da equipe.

– Autoconhecimento e melhor gestão das emoções. Busca por soluções de fatores limitantes intrínsecos e extrínsecos que podem atrapalhar no rendimento pessoal e laboral.

– Olhar para os obstáculos como desafios a serem conquistados, do mesmo modo entender que as limitações dizem mais sobre sua personalidade. Porque quando se torna consciente, esses fatores proporcionam abertura para novas possibilidades. 

– Entendimento que ninguém é uma ilha!  Podemos ser fortes se estivermos unidos e convictos sobre nossos valores e os da empresa. Juntos podemos ir longe.

E também…

– Aprender a lidar com os erros. Ninguém é perfeito, mas podemos evoluir em nossas relações e profissionalmente. Entender que podemos colaborar de alguma forma com nosso conhecimento e aceitar a experiência dos colegas, considere desenvolver a sua inteligência emocional.

– Resiliência perante os conflitos que surgirem na vida pessoal e profissional, da mesma forma facilitando a ajuda mútua e resistência para seguir em frente.

– Reconhece seus valores pessoais, através de aspectos positivos da personalidade e como pode encaixar esses aspectos no trabalho sem rigidez.  Ao contrário também é necessário conhecer os aspectos negativos que podem ser substituídos através de um novo sistema de ferramentas e novas crenças.

– Análise sobre as críticas, que na maioria das vezes podem ser construtivas. Filtragem de informações, desta forma a não pensar que seja algo somente pessoal e persecutório.

– Deixar espaço para o diálogo, através de uma comunicação não violenta e autoritária, também priorizando as necessidades que devem ser trabalhadas.

As mudanças internas

As mudanças quando ocorrem verdadeiramente começam internamente, como resultado você começa a assistir as transformações na sua forma de ser e pensar e se colocar no mundo. Portanto, todos têm potenciais, basta descobri-los através do autoconhecimento.

 

Psicóloga Nina Guarnieri

Psicóloga Clínica com especialização em Psicologia Transpessoal
Equipe Psicotér


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513