Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Supere o Passado e Promova o Futuro

As Mágoas do passado e as injustiças antigas prendem os nossos sonhos. Elas nos impedem de nos movermos para a frente, roubam a alegria e as experiências de vida significativas.

Mas existe forma de você deixar tudo isso para trás. Existe forma de deixar ir o passado e caminhar livre de amarras.

Vejamos com mais atenção. As sombras que podem estar nublando o seu futuro, são as sombras da dor do seu passado, o pai que não estava lá, o ex-parceiro que traiu, o chefe que humilhou você.

Ou talvez você esteja preso no lugar por um acontecimento infeliz em resultado das suas próprias escolhas.

O nosso coração facilmente fica preso na escuridão das más recordações. Elas são areia movediça emocional e exercem um forte puxão para baixo sobre a sua mente. Às vezes o passado aprisiona-nos através da desordem mental, sabotando as nossas oportunidades de sermos felizes. O passado passa a ter o comando da mente, repassando obsessivamente as perdas, as injustiças, as culpas persistentes sobre o irmão que você atormentou ou um amigo que você deixou para baixo.

Talvez o passado faça reviver o litígio de um casamento, embora o divórcio já tenha sido à uma década, ou a raiva contra o pai que menosprezou você, porque você foi prejudicado pela mentira de outra pessoa.

O forte desejo de corrigir erros que nunca poderão ser apagados, fazem com se revivêssemos o passado uma e outra vez, trazendo-o para o presente e atormentado a vida maravilhosa que se poderia ter.

Mas está na hora de tudo isso ficar para trás!

Para tentar superar o passado a pessoa passa o seu tempo a olhar para trás. Mas há um ponto em que essa análise do passado torna-se como um chiclete em seu sapato psicológico. Impedindo o movimento para frente, e, como um chiclete não desaparece por conta própria, você precisa fazer alguma coisa para a tirar do seu sapato.

O poder de superar o passado não reside apenas na interpretação da natureza dos próprios eventos. Eles contam muito, com certeza. Mas conta igualmente os passos para a frente que uma pessoa está disposta a dar, e quanto esforço ele ou ela está disposto a gastar para cortar alguns espinhos emocionais, ou empurrar algumas pedras para fora do seu caminho.

Libertar-se do passado envolve ter de lembrar-se da dor antiga, mas reconsiderando-a de uma perspectiva diferente, mais compreensiva. Avançar livre de amarras pode significar a reconfiguração de um relacionamento; de modo que você é menos emocional, e mais realista.

Mas isso raramente significa cortar esses laços. Pense em alteração, não em amputação. Libertar-se exige ser verdadeiro com você mesmo sobre como você se sente. Ainda que esteja irritado, triste ou ansioso, mesmo que você gostasse de não estar. É preciso entender e confiar que um dia você irá sentir-se melhor.

Um ato de abertura e aprendizagem

Estar preso no passado tem a ver com as coisas que fazemos, bem como com as coisas que pensamos que nos seguram involuntariamente em um lugar doloroso. Indiscutivelmente, é fácil de mudar comportamentos, isto é, uma vez que você pare de repeti-los.

Superar o passado só é possível através do desapego psicológico. Deve-se reavaliar a experiência e abandonar velhas perspectivas; descartar crenças “queridas” mas equivocadas (muitas vezes sobre o que é preciso para ser feliz), e delicadamente, recalibrar profundamente os pensamentos e sentimentos.

Gostou? Compartilhe

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *