Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Supere o Passado e Promova o Futuro

As Mágoas do passado e as injustiças antigas prendem os nossos sonhos. Elas nos impedem de nos movermos para a frente, roubam a alegria e as experiências de vida significativas.

Mas existe forma de você deixar tudo isso para trás. Existe forma de deixar ir o passado e caminhar livre de amarras.

Vejamos com mais atenção. As sombras que podem estar nublando o seu futuro, são as sombras da dor do seu passado, o pai que não estava lá, o ex-parceiro que traiu, o chefe que humilhou você.

Ou talvez você esteja preso no lugar por um acontecimento infeliz em resultado das suas próprias escolhas.

O nosso coração facilmente fica preso na escuridão das más recordações. Elas são areia movediça emocional e exercem um forte puxão para baixo sobre a sua mente. Às vezes o passado aprisiona-nos através da desordem mental, sabotando as nossas oportunidades de sermos felizes. O passado passa a ter o comando da mente, repassando obsessivamente as perdas, as injustiças, as culpas persistentes sobre o irmão que você atormentou ou um amigo que você deixou para baixo.

Talvez o passado faça reviver o litígio de um casamento, embora o divórcio já tenha sido à uma década, ou a raiva contra o pai que menosprezou você, porque você foi prejudicado pela mentira de outra pessoa.

O forte desejo de corrigir erros que nunca poderão ser apagados, fazem com se revivêssemos o passado uma e outra vez, trazendo-o para o presente e atormentado a vida maravilhosa que se poderia ter.

Mas está na hora de tudo isso ficar para trás!

Para tentar superar o passado a pessoa passa o seu tempo a olhar para trás. Mas há um ponto em que essa análise do passado torna-se como um chiclete em seu sapato psicológico. Impedindo o movimento para frente, e, como um chiclete não desaparece por conta própria, você precisa fazer alguma coisa para a tirar do seu sapato.

O poder de superar o passado não reside apenas na interpretação da natureza dos próprios eventos. Eles contam muito, com certeza. Mas conta igualmente os passos para a frente que uma pessoa está disposta a dar, e quanto esforço ele ou ela está disposto a gastar para cortar alguns espinhos emocionais, ou empurrar algumas pedras para fora do seu caminho.

Libertar-se do passado envolve ter de lembrar-se da dor antiga, mas reconsiderando-a de uma perspectiva diferente, mais compreensiva. Avançar livre de amarras pode significar a reconfiguração de um relacionamento; de modo que você é menos emocional, e mais realista.

Mas isso raramente significa cortar esses laços. Pense em alteração, não em amputação. Libertar-se exige ser verdadeiro com você mesmo sobre como você se sente. Ainda que esteja irritado, triste ou ansioso, mesmo que você gostasse de não estar. É preciso entender e confiar que um dia você irá sentir-se melhor.

Um ato de abertura e aprendizagem

Estar preso no passado tem a ver com as coisas que fazemos, bem como com as coisas que pensamos que nos seguram involuntariamente em um lugar doloroso. Indiscutivelmente, é fácil de mudar comportamentos, isto é, uma vez que você pare de repeti-los.

Superar o passado só é possível através do desapego psicológico. Deve-se reavaliar a experiência e abandonar velhas perspectivas; descartar crenças “queridas” mas equivocadas (muitas vezes sobre o que é preciso para ser feliz), e delicadamente, recalibrar profundamente os pensamentos e sentimentos.

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.