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Sou muito desorganizado. Como posso melhorar?

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Uma das grandes preocupações do ser humano é dar conta da demanda do dia a dia; seja na vida pessoal, profissional e social. Encontrar o equilíbrio diante das dimensões da nossa vida pode não ser uma tarefa fácil para algumas pessoas.

Um dos grandes problemas de uma pessoa desorganizada pode ser o de achar necessário fazer várias coisas ao mesmo tempo. No entanto, ao final é observado que não consegue concluir nada. Pesquisas apontam que pessoas que realizam uma tarefa, apresentam melhores resultados do que aquelas que tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo. Focar em uma atividade melhora a capacidade de memorização, bem como de concentração.

A desorganização pode ser melhorada. Para isso é necessário encontrar o que pode estar provocando essa desordem.

O desorganizado tende a não administrar bem o seu tempo. Muitas vezes, perde compromissos importantes por achar que tem uma mente de elefante capaz de memorizar e deixa de anotar. Não cumprir com horários de compromissos também ocorre devido à má gestão do tempo.

Perder documentos ou objetos é comum na vida das pessoas desorganizadas o que muitas vezes, acaba gerando um trabalho dobrado onde precisa refazer coisas. A  dificuldade em lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, sem definir prioridades, pode provocar falta de foco na atividade que se propõe a fazer, levando os pensamentos a outras preocupações e pendências.

É muito comum a tendência à procrastinação, ou seja, o deixar para fazer depois. E quando decide fazer o que havia planejado, pode acabar escolhendo horários inadequados que interferem na produtividade. Deixar para depois pode estar relacionado com os objetivos que precisam de clareza para construir o percurso até atingir a realização das metas idealizadas.

Existem pessoas que costumam dizer que se encontram nas suas bagunças. Pode começar a preocupar, quando perceber que a desorganização passa a trazer prejuízos na vida profissional, nos relacionamentos, decepção de pessoas ao viver dando desculpas, bem como o sentimento de frustração se torna recorrente.

Tudo isso acaba gerando um estresse diário, mas pode ser evitado e modificado. A seguir, algumas dicas podem contribuir para uma melhor organização tanto na sua vida profissional como pessoal.

  1. Faça uma lista das atividades ou coisas que precisa fazer. Após, elencar desde o que possui caráter de emergência até as coisas que podem esperar.
  2. Procure fazer uma tarefa de cada vez. Isso aumenta a capacidade de manter o foco no que estás proposto a fazer, bem como contribui para o armazenamento das informações, além de aumentar as chances de conclusão dessa tarefa.
  3. Anote, registre todas as informações importantes, como compromissos, data de provas, reuniões, tudo o que achar pertinente. Você pode utilizar uma agenda, ou blocos de anotações que possa destacar e fixar em locais que facilite a visualização para lembrá-lo.
  4. Aprender a dizer não pode ajudar a selecionar suas prioridades. Antes de aceitar novas atividades, é importante pensar nas pendências que possui, além de separar coisas que são de sua responsabilidade das de outras pessoas.
  5. Procure hoje, planejar o dia de amanhã, dentro do possível. Isso contribui para a otimização do tempo e conclusão de tarefas.
  6. Pensar nos objetivos e significado que a atividade que estás a fazer é importante também. Trás sentido para a execução.
  7. Mudar hábitos, às vezes é necessário. Rever comportamentos ajuda a identificar o que pode estar interferindo nos seus objetivos, bem como permite pensar nas mudanças necessárias.

Chegar à vida adulta implica em crescer e assumir responsabilidades para que possamos conquistar o que almejamos. Muitas vezes, é necessário abrir mão de algumas coisas e sair da zona de conforto, mudar hábitos, para evoluirmos.

Podemos dizer que a organização é baseada nos aspectos que são mais importantes para nós e para definirmos isso, é necessário saber o significado do que se propõe a fazer e qual a meta que pretende atingir.

Por Amanda Hasse – Psicóloga da Equipe Psicotér

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