Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Relaxar nas férias: como desligar do estresse do trabalho?

Categoria: Estresse, Motivação e Dicas

EU NÃO CONSIGO RELAXAR NAS FÉRIAS. POR QUE ISSO ACONTECE?

Para muitas pessoas as férias é o momento  que conseguem descansar, conhecer novas lugares, colocar algumas tarefas em dia.  Enfim, fazer as coisas prazerosas que não podem fazer durante o período de trabalho. Enquanto para outras,  as férias representam um tormento, pois elas não conseguem desligar-se de sua rotina. Isso é, não conseguem relaxar nas férias. 

relaxar nas fériasAssim, muitas pessoas relatam sentir que está faltando algo, que estão com pressa, que têm algum prazo a cumprir. Algumas dizem sentir grande ansiedade e também a sensação de inquietude. Da mesma forma, outras ficam irritadas, impacientes, culpadas e acabam não aproveitando os momentos de lazer e de descanso.

E por que isso acontece? Certamente, pessoas que relatam estes sintomas durante as férias são aquelas que têm uma rotina pesada de trabalho no ano.  Também são aquelas pessoas que trabalham demais e assim têm o seu dia completo com diferentes atividades, nem sempre prazerosas. Consequentemente quando chega o momento de relaxar, elas não conseguem desligar o seu cérebro do seu dia a dia. 

TRABALHAR É POSITIVO, MAS NÃO DEVEMOS TRABALHAR DEMAIS

Trabalhar é positivo, pois nos sustenta e nos posiciona na sociedade. É através do trabalho que conseguimos obter aquilo que desejamos, inclusive as férias. Só que, quando trabalhamos demais, nosso cérebro se acostuma a estar sempre atrás de alguma coisa. Além disso a estar sempre preocupado, a ter sempre algum prazo ou uma tarefa a cumprir. E quando precisamos “virar a chave”, o cérebro demora para entender esta mudança.  Como resultado nos causa uma sensação de desconforto, de irritabilidade e de ansiedade.

relaxar nas fériasCostumo dizer no consultório que o workaholic de antigamente é a pessoa com estresse e cansaço de hoje em dia.

O workaholic é aquela pessoa que dedica seus dias ao trabalho. É o viciado em trabalho. Como todo viciado, quando não tem o objeto do seu vício, tem sintomas como ansiedade, irritabilidade, falta de sono e até sensação de vazio.

Trabalhar é bom, mas trabalhar demais adoece. Um dos sinais de que se está trabalhando demais, é exatamente este: não conseguir ter momentos de descanso, não conseguir relaxar nas férias. E não só nas férias, pois é neste período em que os sintomas do excesso de trabalho ficam mais visíveis, mas provavelmente durante todo o ano.

DICAS PARA VOCÊ MELHORAR SEU RITMO NO TRABALHO

Outros sinais de que você está trabalhando demais são:

  • poucos momentos de lazer;
  • cansaço físico e mental;
  • estar sempre com a sensação de que está pensando, de que tem algo a fazer,
  • sentir que o dia deveria ter mais do que 24 horas,
  • sensação de inquietude durante os finais de semana, culpa, entre outros.

Para tentar chegar nas férias em um ritmo menos acelerado e conseguir relaxar nas férias, algumas dicas são interessantes:

  • tenha momentos durante a semana para si: praticar uma atividade física, alguma atividade prazerosa, um curso que não seja relacionado ao trabalho;
  • mude a sua rotina nos finais de semana: evite trabalhar nesses dias e faça-o somente se necessário;
  • evite trabalhar muitas horas durante o dia: organize sua rotina de trabalho, para que, mesmo durante a semana, você tenha alguns momentos de descanso e de lazer;
  • faça coisas sozinho e com as pessoas que gosta: um happy hour, um passeio ao shopping, ir ao cinema, jantar na casa de amigos, receber pessoas em sua casa, etc.;
  • faça algumas viagens breves durante o ano: ir à praia nos finais de semana, viajar para casa de parentes fora da cidade, conhecer cidades próximas, conhecer lugares na sua cidade, entre outros programas.

Primeiro de tudo, mudar a rotina não é fácil e você pode inserir estas e outras dicas de lazer de maneira gradual em seu dia a dia. O importante é que você consiga desligar-se do seu trabalho; deixar estas tarefas no escritório. Como dito, trabalhar faz parte da vida, enquanto que, trabalhar demais não é uma atitude saudável nem para o corpo e nem para mente.

O DESCANSO X O EXCESSO DE TRABALHO

O descanso é necessário e poder recobrar as energias nos ajuda até mesmo a ser mais produtivos. Poder relaxar nas férias faz com que voltemos ao trabalho com a cabeça descansada, com corpo relaxado. Tudo isso contribui para uma vida mais feliz, mais prazerosa e mais plena.

O excesso de trabalho, além disso, causa problemas de relacionamento, familiares e de saúde física. Permitir-se descansar é um modo de ser mais feliz, é  também um modo de estar presente em diversos momentos de sua própria vida. Lembre-se do filme “Click”, no qual o protagonista, para conseguir vencer na vida, se entrega ao trabalho e não consegue aproveitar os pequenos prazeres de sua vida.

Se você percebe que não consegue desligar do trabalho, que não consegue se divertir, que não consegue relaxar ou que está atarefado demais, procure um psicólogo. Este profissional irá te ajudar a entender os motivos pelos quais você trabalha tanto e vai te ajudar também a organizar a sua rotina para que você consiga, então, descansar.

 

Psic. Anne Griza – CRP 07/13524
Psicóloga Clínica, Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513