Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Relacionamentos anteriores: vale a pensa voltar atrás?

Categoria: Sem categoria

Relacionamentos anteriores – quem pensou em voltar para o ex que atire a primeira pedra. Quando um relacionamento vai mal, a sensação, os pensamentos e os sentimentos são muito ruins. Planos que estão se desfazendo, ideias que talvez não serão colocadas em prática, o amor que está por um fio, a vida juntos que não existirá mais, o apoio, o carinho, a parceria…

Sempre é ruim, pois as duas partes sofrem. Portanto, quem pensa em terminar o relacionamento, como resultado enfrenta a tomada de decisão; quem sente que algo pode estar indo mal, que o outro está distante ou menos carinhoso, pode ficar perdido, sentir-se preterido, surpreso e até assustado.

Um fim representa que uma etapa não existe mais, que ela acabou. Um fim representa uma mudança. Pode ser positiva, mas, antes desta percepção, existe um duro caminho a ser percorrido.

Algumas pessoas, quando se deparam com o fim de um relacionamento, ou quando ele vai mal, tendem a buscar relacionamentos passados como solução para os problemas de seus relacionamentos atuais. Este comportamento é muito mais comum do que se pensa.

Imagem - voltar para o exVou buscar na Gestalt Terapia uma explicação para este comportamento: homeostase. A base deste conceito encontra-se na biologia e significa o processo através do qual todos os organismos satisfazem suas necessidades e interagem com o seu meio, buscando o equilíbrio. Assim, para a Gestalt Terapia, buscamos o equilíbrio não só em termos biológicos, mas também, em termos psicológicos.

E o que isso quer dizer? No caso de um relacionamento que está em crise, que representa o desequilíbrio, as pessoas tendem a buscar o equilíbrio. E este equilíbrio pode ser um relacionamento que já passou; que já acabou; que já se resolveu. É um lugar seguro, conhecido, que, mesmo ruim, traz alguma segurança, alguma homeostase, ou seja, satisfaz as necessidades momentâneas de cada um.

Apesar da segurança que isso traz, ela é ilusória e uma armadilha. Voltar a um relacionamento que já acabou, é voltar a algo que não funciona mais; é fugir do enfrentamento da situação atual. Por mais que faça bem ao ego, que traga alguma paz e tranquilidade, isso não faz com que as pessoas se percebam, entendam onde erraram e possam mudar. Portanto, isso não resolve a situação e tampouco a relação.

Além disso, aquele relacionamento já acabou, não será mais como foi e não continuará de onde parou. As duas pessoas mudaram; já não são mais as mesmas. O relacionamento não funcionava mais, ou seja, já não trazia mais felicidade. Aquele relacionamento não é e nem foi melhor que o atual, ele só parece mais seguro.

As pessoas voltam a relacionamentos anteriores buscando paz e equilíbrio, mas o que recebem de volta, pode ser, na verdade, mais insegurança e perdas.

Quando algo vai mal, o ideal é podermos olhar para nós mesmos e para o que nos cerca e tentar mudar nossa realidade. Olhar para dentro de si é tarefa importante para não cometermos os mesmos erros e podermos fazer diferente no futuro. Voltar a algo que já acabou é repetir os mesmos erros. É, portanto, manter-se em sua zona de conforto e não enfrentar suas fraquezas.

Quando enfrentamos nossos problemas, certamente aprendemos novas estratégias para fazermos as coisas de modo mais funcional no futuro. Aceitar e entender que podemos perder algumas vezes e que, se um relacionamento vai mal, temos nossa fatia de responsabilidade sobre isso é muito mais saudável do que tentar repetir uma história que já acabou.

Psic. Anne Grizza – CRP 07/13524

Psicóloga Clínica, com formação em Desenvolvimento de Talentos e Gestão de Pessoas

 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Relacionamentos anteriores: vale a pensa voltar atrás? | Psicoter