Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicodiagnóstico X Avaliação Psicológica 

Categoria: Avaliação Psicológica, Doenças e Transtornos

Muitos de nós já ouvimos falar em avaliação psicológica e psicodiagnóstico

Seja um colega do filho que realizou uma avaliação psicológica por queixas de dificuldades escolares; uma amiga que foi ao psiquiatra e este orientou a realizar um psicodiagnóstico; a psicóloga que pediu uma avaliação psicológica para verificar algumas questões de personalidade, entre outras. Mas afinal, o que é avaliação psicológica e psicodiagnóstico? Qual é a diferença entre os dois?

Ambas são práticas exclusivas do psicólogo e compõem um conjunto de medidas que foram desenvolvidas especialmente para o uso em sua profissão.

Imagem descrição - Avaliação psicológicaO psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica. Trata-se de um procedimento em que são utilizados um conjunto de testagens psicológicas, de uso exclusivo dos psicólogos. Ele é realizado com propósitos clínicos e de diagnóstico; serve para descrever e compreender mais profunda e detalhadamente os aspectos de personalidade do paciente ou do grupo; assim como elaborar ou confirmar diagnóstico pré-estabelecido pelo psicólogo ou psiquiatra.

Também, serve para identificar dificuldades do estado emocional geral da pessoa, compreendendo aspectos profundos de personalidade e possíveis conflitos, contribuindo efetivamente para a elaboração da melhor forma de intervenção ou tratamento para o paciente; para identificar dificuldades cognitivas e comportamentais que interferem no desempenho escolar, para auxiliar em casos que envolvem processo judicial,para auxiliar na escolha de profissionais para atuar em empresas e para identificar problemas existentes dentro do ambiente de trabalho.

Os testes são administrados a partir da queixa do paciente ou do encaminhamento do profissional que solicitou o psicodiagnóstico e assim é estabelecido um número de sessões para sua conclusão, em um tempo previamente contratado entre o paciente ou responsável e o psicólogo.

No entanto, a avaliação psicológica é um pouco diferente. A sua realização não utiliza necessariamente testes psicológicos, sendo da escolha do psicólogo fazer uso deles ou não. Eles são apenas parte da avaliação, que envolvem um conjunto de procedimentos que integram informações extraídas de diversas fontes, que incluem entrevista, observação comportamental, entrevista com familiares ou responsáveis, jogos, desenhos, contar estórias, brincar, técnicas projetivas, análise de documentos, entre outros, além da testagem psicológica.

A avaliação psicológica coleta dados e interpreta os resultados e informações psicológicas do paciente de forma mais abrangente, mais ampla. Ela não tem como objetivo somente identificar aspectos problemáticos da personalidade, mas verifica habilidades do paciente ou do grupo. Também, investiga as funções cognitivas (funcionamento intelectual) e aptidões para desempenho de uma ou mais tarefas.

Ela é amplamente utilizada em diversos contextos: na empresa, auxilia na seleção de candidatos (perfil compatível com a vaga a ser preenchida), desenvolvimento pessoal (motivação do funcionário) e avaliação de potencial do empregado (aptidões do funcionário); na área da saúde, auxilia na prevenção de patologias (tratamento mais adequado) e detecção ou confirmação de diagnóstico; na psicologia do trânsito (se a pessoa está apta para dirigir); na avaliação de exposição a potenciais riscos (estar apto a usar armas de fogo); no processo de orientação profissional e vocacional; na escola, identificando dificuldades de aprendizagem e comportamentais; no âmbito jurídico, auxiliando no processo de tomada de decisão; na área neuropsicológica, auxiliando no diagnóstico de demências e mapeamento das funções cognitivas, entre outros.

Sendo assim, ambas são práticas muito utilizadas e são importantes ferramentas para auxiliar em diversos contextos, como pudemos ver. Estes dois procedimentos podem ser solicitados por você mesmo ao psicólogo e podem contribuir efetivamente para melhorar a sua vida. 

Por Roberta Gomes – Psicóloga da Equipe Psicotér 

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: