Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Dizer sim para tudo e todos? Confira dicas para mudar

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

Você acha complexo dizer sim e não no momento certo?

Querer acolher a todos os pedidos ou recusar a tudo que lhe pedem pode produzir um estresse próprio muito grande. Se você é daqueles que vive a dizer sim para tudo, confira no artigo de hoje dicas para que tal comportamento aconteça na medida certa a fim de primorar sua convivência social.

Primeiramente, quem fala sim para tudo e para todos costuma apresentar grande dificuldade de estabelecer limites. Muitas vezes, esse indivíduo é motivado pelo anseio de desejar agradar ao outro e de ser valorizada. Assim, o prejuízo emotivo é o estresse que isso acarreta.

Dizer sim para tudo

Você pode se sentir injustiçado por ter de executar tarefas para outras pessoas. Mas, você pode impedir essa condição com uma só declaração: não.

Imagem - dizer sim para tudoEssas situações promovem sentimentos de desgosto, de aflição, de baixa autoestima; criando um círculo vicioso de nunca conseguir expressar um “não”. E a única maneira de mudar isso é se você passar a se reconhecer e valorizar. Às vezes, é preciso apresentar um sentimento benéfico de egoísmo, no qual pensamos em nosso próprio bem-estar, e não exclusivamente em resolver problemas dos outros.

Está tudo bem em considerar você primeiramente. Não é propício descuidar os limites e sinais que o nosso corpo emite. Tenha cuidado com sua saúde mental. Imponha limites e pare de dizer sim para tudo.

Por outro lado, quem já está habituado a falar não para tudo, acaba sendo tachado de egoísta. É bem provável que esta pessoa esteja constantemente de cara fechada e pode terminar perdendo oportunidades na vida.

Saber separar os seus problemas do de outras pessoas, ajuda no instante da determinação de dizer sim ou não a um pedido. O exercício não é fácil, mas enquanto a pessoa consegue falar sim ou não de forma equilibrada os resultados tendem a presentear paz e menos estresse.

Não é saudável ser permissivo demais e dizer sim para tudo e todos e se você tem dificuldades para mudar este comportamento, procure auxílio de um profissional.

Psic. Lisiane Duarte da Silva – CRP 07/12563

Psicóloga Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão de Pessoas


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513