O processo de desenvolvimento pessoal é muito importante para que as pessoas possam potencializar as suas competências e as habilidades que possuem, de modo a alcançar os seus objetivos e ser bem sucedido.
Muitas pessoas já ouviram falar sobre o termo e até conhecem um pouco sobre ele, mas não de maneira profunda para poder começar o seu próprio plano de desenvolvimento pessoal.
Pensando nisso, aqui neste conteúdo nós iremos mostrar para você tudo o que há de mais importante sobre o tema e explicar as dicas principais para criar e colocar em prática seu PDI.
Acompanhe!
Conteúdo desse artigo
ToggleO que é desenvolvimento pessoal?
O desenvolvimento pessoal e profissional pode ser descrito como sendo um processo através do qual uma pessoa busca melhorar a qualidade de vida, procura desenvolver competências e habilidades pessoais, bem como potencializar o que possui.
Através dessa busca, o indivíduo poderá adquirir muito mais conhecimento e assim conquistar os objetivos que estipulou para si com maior facilidade.
É uma maneira de promover o alcance dos seus sonhos com maior eficiência e de aumentar a satisfação pessoal, além de ter um impacto positivo sobre a vida profissional e auxiliar a destacar-se no mercado de trabalho.
Assim, é sempre importante lembrar que o desenvolvimento pessoal está relacionado com a conquista e a potencialização de habilidades e competências de um indivíduo para que ele possa alcançar um determinado objetivo.
Isso significa que sempre que falarmos neste termo, estamos nos referindo a melhorias que uma pessoa pode fazer em si própria com o objetivo de realizar uma determinada meta ou objetivo.
Qual a importância de se desenvolver pessoalmente?
Bom, pelo que foi dito no final do tópico anterior, fica claro como o desenvolvimento pessoal é fundamental para que uma pessoa possa alcançar os seus objetivos, os seus desejos, etc.
Um exemplo é uma pessoa que quer ter melhorias em sua saúde, sendo assim, ela deverá buscar ações que impactem em seu desenvolvimento como pessoa e a permitam ter uma vida mais saudável, como a prática de exercícios.
A mesma coisa vale para quem deseja alcançar um cargo dos sonhos, então essa pessoa deve investir em ações que ajudem-na a se desenvolver e qualificar até conquistar o objetivo estipulado.
Seja qual for o objetivo que se deseja alcançar, o desenvolvimento pessoal é importante também porque aumenta a satisfação, a realização pessoal, a sensação de bem-estar.
Ou seja, ao investir no seu próprio desenvolvimento, você consegue chegar a um lugar bem melhor do aquele no qual se encontra atualmente.
Pilares do desenvolvimento pessoal
Para que você possa começar um bom plano de desenvolvimento pessoal, nada melhor do que conhecer quais são os seus pilares.
A partir deles, você poderá então embasar esse desenvolvimento e alcançar o objetivo que tem para sua vida naquele determinado momento.
Vamos entender, nos próximos passos, quais são esses pilares principais.
Autoconhecimento
Nada mais é do que o conhecimento sobre si próprio.
O autoconhecimento é imprescindível porque a maioria das pessoas vive diretamente no piloto automático, sem que reflitam sobre si próprios e onde estão ou o que desejam para sua vida.
Ao buscar o autoconhecimento, a pessoa pode compreender melhor quem é, quais suas características principais, seus comportamentos e atitudes.
Além disso, fica mais fácil entender quais são as características que precisamos desenvolver e potencializar em nós mesmos
Planejamento pessoal
Um outro pilar importante do desenvolvimento pessoal é fazer um bom planejamento pessoal para que possa saber quais metas e objetivos que se quer alcançar em sua vida pessoal.
Desse modo, fica mais fácil entender quais habilidades e competências se precisa desenvolver
Comportamento
O comportamento é um pilar muito importante do desenvolvimento pessoal e é ele que irá permitir que você defina as atitudes que vão te permitir alcançar seu objetivo final.
Ele permite também que as pessoas possam planejar as habilidades que precisam desenvolver para que a meta seja conquistada.
Ação
A ação é um pilar fundamental do desenvolvimento pessoal porque é nele que você irá buscar por modos de desenvolver as suas habilidades e as competências necessárias.
Para isso deve-se buscar por cursos, livros, treinamentos e realizar pesquisas sobre quais os melhores conteúdos.
Além disso, na ação você deve estabelecer seu ritmo de aprendizagem para que isso não tenha interferência em sua rotina diária, evitando ficar sobrecarregado e ter impactos negativos no autodesenvolvimento.
Hora de buscar maneiras de desenvolver a sua habilidade através de cursos, leituras, pesquisas e levantamento de quais conteúdos.
Lembre-se que é importante estabelecer um ritmo de aprendizagem que não interfira na sua rotina para que você não se sinta sobrecarregado.
Por onde começar o desenvolvimento pessoal?
Uma dúvida comum de quem está em busca de iniciar o seu desenvolvimento pessoal é: por onde começar?
A verdade é que a maioria das pessoas, se parar para observar e fazer uma auto avaliação, irá perceber como existem diferentes áreas de sua vida que exigem mudanças e melhorias.
Entretanto, sabemos que não é indicado que você tente mudar tudo de uma só vez, sendo assim, a dica é que comece sempre definindo um objetivo único e prioritário.
Desse modo, você vai poder desenvolver uma área da sua vida por vez, pouco a pouco, mantendo o foco em uma única meta sem que perca a motivação e o rumo ao longo do caminho.
A partir da definição do objetivo, você poderá então pensar melhor no plano para o seu desenvolvimento pessoal, entendendo onde está e o que está faltando para alcançar o ponto de chegada.
Exemplos de desenvolvimento pessoal
Quando falamos sobre desenvolvimento pessoal, muitas pessoas podem ficar em dúvida a respeito ainda do que se trata este tema.
Por isso, a seguir vamos mostrar os principais exemplos sobre desenvolvimento pessoal:
· Comunicação assertiva
· Espírito de liderança
· Comunicação assertiva
· Criatividade
· Inovação
· Conhecimento de idiomas
· Desenvolvimento das habilidades artísticas
Qualquer das habilidades envolvidas com o desenvolvimento pessoal pode ser tanto adquirida quanto aperfeiçoada através do esforço, do treino e da prática de atividades, de um plano para desenvolvimento individual.
É a prática que permite a qualquer pessoa fazer com que aquela habilidade ou competência torne-se algo mais natural e que seja parte de sua vida profissional e social.
4 Dicas para criar um plano de desenvolvimento pessoal
Agora que explicamos o que é o desenvolvimento pessoal, sua importância, os seus pilares e exemplos, vamos para um dos pontos mais fundamentais deste conteúdo.
Nos próximos tópicos, vamos mostrar para você quais são as dicas para criação de um plano para desenvolvimento pessoal.
Você verá, com essas dicas, como não é algo difícil colocar esse plano em prática para alcançar o desenvolvimento desejado e os objetivos estipulados.
Acompanhe!
Faça uma auto avaliação
Como é um dos pilares do desenvolvimento pessoal, não há como falar em começar um PDI sem realizar antes uma auto avaliação.
Essa auto avaliação serve para que as pessoas possam entender quais são seus pontos fortes e os pontos fracos, aqueles que precisam ser aprimorados, bem como quais devem ser desenvolvidos.
A auto avaliação também é uma maneira de você desenvolver o autoconhecimento e saber no que precisa investir.
Afinal, é fundamental identificar os desejos e necessidades que possui, da mesma forma que o lugar onde você está e para onde deseja ir no futuro.
Deste modo, fica mais fácil trabalhar com esses pontos fortes e fracos, assim como traçar melhor o caminho até o objetivo alcançado.
Defina quais são seus objetivos
Uma outra dica fundamental na criação do seu plano de desenvolvimento individual é traçar quais são seus objetivos específicos.
Na verdade, você deve sempre buscar desenvolver um ponto específico por vez, como explicado, para que possa dar o foco necessário a cada plano e ter resultados mais positivos, ao invés de tentar mudar tudo de uma única vez.
Entre esses objetivos, você pode definir também quais são aqueles de curto prazo e os de longo prazo em sua vida, para que possa planejar-se melhor.
Pesquise e busque por conhecimento
Hoje em dia, você consegue encontrar no mercado muito material educativo que ajuda na promoção e na formação do conhecimento a respeito do desenvolvimento pessoal e que irá impactar positivamente na sua carreira.
Assim, faça suas pesquisas e encontre matérias, livros ou cursos focados no desenvolvimento pessoal, para que você possa aprender e crescer em sua vida da melhor maneira, sempre seguindo um determinado “norte”.
Busque por auxílio para o seu desenvolvimento pessoal
Muitas pessoas desejam alcançar o desenvolvimento pessoal sozinhas, acreditando que podem fazer tudo por si só, sem contar com auxílios externos.
Entretanto, você pode ter ajuda na busca pelo seu próprio desenvolvimento, principalmente porque esse auxílio pode ser importante para aumentar seu próprio autoconhecimento.
É o caso de investir na psicoterapia, que é cada vez mais importante na vida das pessoas de maneira geral.
A terapia com um psicólogo, aliás, é uma aliada poderosa no desenvolvimento pessoal, visto que seu objetivo mais importante é capacitar os pacientes de modo que eles possam lidar com situações complexas.
Além disso, a terapia com um profissional de psicologia ainda é fundamental por ajudar no desenvolvimento da autonomia, por proporcionar oportunidades para autorreflexão e crescimento emocional, entre outros.
Conclusão
Como visto aqui, o desenvolvimento pessoal é fundamental na vida de qualquer indivíduo, por isso mesmo é importante conhecer mais sobre ele e como colocar em prática um plano deste tipo.
Neste conteúdo, trouxemos aqui uma explicação sobre este tipo de desenvolvimento que as pessoas podem realizar em sua vida e dicas de como criar um planejamento para si próprio.
O que achou do artigo sobre o que é o desenvolvimento pessoal e por onde começar um plano?
Entre em contato com a nossa equipe!
Texto aprovado por:
Fundadora da Psicotér, CEO e Diretora Técnica, Psicóloga Cognitivo-Comportamental, completamente apaixonada pelo ser humano, realizada e privilegiada por poder participar da transformação de vidas. Experiência de mais de 20 anos de atuação clínica e empresarial. Psicoterapeuta individual e em grupo de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família, online e presencial, pós-graduada em Gestão do Capital Humano. Consultora de recolocação profissional desde 2003, capacitando e orientando profissionais em transição de carreira na busca de novas oportunidades. Também consultora em diversas empresas nacionais e multinacionais, nas diversas áreas de RH, atendimento e avaliação psicológica de profissionais.