Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Como se planejar para 2021: liberte-se de 2020!

Publicado em 3 de dezembro de 2020
Categoria: Psicoterapia

Durante todo o ano, discutimos extensivamente as consequências da pandemia. Deixamos muitos objetivos de lado e ansiamos pelo fim de 2020 para finalizar essa fase tão negativa. Agora, a pergunta que fica é: “como se planejar para 2021? Como deixar as incertezas para trás?”. 

como se planejar para 2021

Uma coisa que ficou clara para todos nós é que esse período vem acompanhado de muitos gatilhos capazes de impactar a saúde mental.

Sabendo disso, precisamos começar a encarar a realidade. Tudo o que conhecíamos como “normal” ficou para trás. Já tivemos tempo o suficiente – quase um ano! – para nos acostumar com a nova rotina. 

Assim, podemos dizer que já passou da hora de percebermos que nossas metas precisam se adaptar aos novos tempos e que, enquanto isso não acontecer, não conseguiremos deixar esse ano para trás.

Encerramento do ciclo

Em suma, pensamos em 2020 como o encerramento de um ciclo. 

É claro que não esperamos que todos os problemas sumam magicamente com a virada do ano, que a pandemia fique para trás, que os índices de desemprego caiam e que todos os hospitais se esvaziem e os infectados se recuperem. Pelo contrário: sabemos que ainda vamos encarar meses de pandemia e tudo o que ela representa, e que o ano que vem vai seguir trazendo dificuldades econômicas. 

Mas a virada do ano tem um poder simbólico. Muitas pessoas acreditam que as energias se renovam com a chegada do novo ano. É como se deixássemos tudo de ruim para trás e começássemos uma nova fase da vida, um livro com todas as páginas em branco.

Ou seja, temos a chance de acreditar que o fim do ano representa o fechamento do ciclo de negatividade. Podemos usar essa esperança como sustentação para superar o último mês, deixando toda a negatividade para trás. Dessa forma, ainda é possível acreditar que 2021 vai ser um ano melhor, no qual conseguiremos atingir nossas metas e dar mais um passo na direção dos nossos sonhos.

Precisamos resolver nossas pendências

É possível encerrar esse ano deixando tudo de ruim para trás. Para que isso aconteça, porém, é muito importante resolvermos todas as pendências de 2020 antes do fim do ano.

Vamos pensar juntos: será que faz sentido pensarmos em “ano novo, vida nova” se nossos dilemas do passado continuam nos assombrando?

Os problemas não vão desaparecer na virada do ano; eles precisam ser resolvidos. Deixar pendências no passado certamente vai interferir no seu futuro. 

É claro: sabemos que muitas coisas estão fora do nosso controle e/ou levam um longo tempo para serem resolvidas. Você não precisa entrar em 2021 sem nenhuma pendência, até porque isso seria praticamente impossível. Ninguém consegue viver uma vida plena, sem nenhum estresse, desavença ou problema para resolver. 

Todos nós temos questões mal resolvidas; seja uma tarefa no trabalho que precisa de tempo para ser solucionada, uma questão familiar que depende de outras pessoas além de nós ou algum obstáculo que não pode ser superado imediatamente.

Afinal, o que fazer? Como se planejar para 2021?

Você deve estar pensando: “que contraditório! Primeiro me dizem para resolver tudo e depois para não resolver nada!”

Vamos explicar com calma. 

Quando o fim do ano se aproxima, muitos decidem deixar todas as pendências para depois. Pensam: “ah, o ano já está acabando mesmo, em 2021 eu resolvo isso!”. 

Esse tipo de pensamento é muito comum e se aplica a diversas situações. Por exemplo: “vou começar a dieta na segunda-feira, e até lá sigo comendo o que quiser”. Bem como: “já reprovei nesse semestre mesmo, no próximo estudo mais”. 

Isso é inspirado por um motivo bem claro: o valor simbólico de encerramentos, seja de semanas, dias ou anos. Em outras palavras, temos a tendência de ver o começo de um novo período como uma chance de recomeçar. Assim, continuamos na mesma situação, esperando uma data certa para então começar a resolver os problemas. 

Nos últimos meses do ano, começamos a comprar agendas e planners, pensando que no ano que vem seremos mais organizados.

como se planejar para 2021Planejamos uma rotina de exercícios, uma dieta, horários específicos para estudar e para praticar nossos hobbies. Porém, até que o próximo ano chegue, seguimos desorganizados, porque acreditamos que há uma data certa para começar a seguir uma rotina. 

Em síntese, queremos que você pense na virada do ano como um recomeço, sim. Esse pensamento pode nos dar esperança para ajudar na construção de novas metas e nos trazer força de vontade para prosseguir. No entanto, é importante que tudo o que pode ser resolvido imediatamente não seja deixado de lado e arrastado para o novo ano.

Ou seja: você precisa resolver tudo o que está ao seu alcance agora. Mesmo que alguns problemas sejam grandes demais, é importante dar o primeiro passo. Além disso, é essencial entender quais problemas só parecem grandes na sua cabeça, por conta de crenças limitantes

Aproveite o fim do ano

Ainda temos um mês inteiro para começar a organização. Podemos aproveitar esse tempo para resolver as pendências que são mais simples e que não dependem de outras pessoas.

Deixar tudo para depois pode te fazer sentir improdutivo. Chegar em casa e ver que há muitas tarefas pendentes que precisam de atenção é exaustivo, e isso traz uma sensação enorme de desânimo que pode te impedir de aproveitar o tempo livre. 

Muitas coisas podem ser resolvidas em menos de 5 minutos, porém, quando deixamos para depois, elas crescem e se tornam cada vez mais difíceis. Logo você percebe que a tarefa simples se tornou um fardo, e isso te faz deixá-la para lá; assim, ela segue crescendo até se tornar um problema impossível de resolver. 

Quando você estiver em dúvida sobre resolver um problema agora ou depois, pense nessas regras:

  • Leva menos de cinco minutos para ser resolvido: faça agora, mesmo que não seja urgente.
  • Leva até trinta minutos: se for urgente, faça agora; se não for urgente, encontre um horário livre e faça mais tarde.
  • Leva muito tempo: se possível, tente separar o problema em tarefas menores e fazê-las aos poucos, quando tiver tempo livre. Assim, mesmo que a questão não seja resolvida de imediato, você vai sentir que deu o primeiro passo e se empolgar para encontrar logo a solução. 

Um exemplo dessa última regra é: você precisa organizar seu quarto, mas ele está muito bagunçado. Você pode começar juntando todo o lixo, por exemplo, ou colocando as roupas sujas para lavar. Aos poucos, as coisas vão voltando para o lugar, e ver o ambiente mais organizado te inspira a continuar. 

Como começar a planejar 2021?

Separamos algumas dicas para entrar no próximo ano com a vida em ordem:

  • Limpar o guarda roupa: não deixe para renovar os looks em 2021. Tire do armário tudo o que não usa; isso vai aumentar o espaço disponível, bem como te livrar da culpa de ter roupas demais. Você vai se sentir mais organizado e, além disso, pode doar as roupas antigas para quem precisa ou trocá-las por peças novas em um brechó.
  • Organize: separe um dia para organizar TUDO naquele cantinho da casa que está cheio de tralhas. Decida o que ainda é útil e jogue fora o que não usa mais; em 2021, você pode transformar esse cantinho, usando o espaço para algo que te faça feliz.
  • Anote as tarefas: não precisa ser no planner de 2021; você pode começar fazendo pequenas listas em papéis avulsos e post-its. Escrever e deixar em um lugar visível te ajuda a não esquecer de nada. Além disso, riscar as tarefas que foram concluídas dá a sensação de dever cumprido. 
  • Aprenda coisas novas: você não vai adquirir habilidades magicamente assim que o ano acabar. Se você pretende aprender alguma coisa, comece agora!
  • Resolva desentendimentos: se você precisa dizer algo a alguém, aproveite esse momento. Perdoe quem merece perdão, corte da sua vida as pessoas tóxicas e diga tudo o que tem a dizer. Entre em 2021 sem ressentimentos!
  • Faça pequenos consertos: troque aquela lâmpada queimada, arrume a porta que faz barulho demais, pinte as paredes do quarto… Resolva essas pendências e entre no próximo ano sem incômodos.

Não esqueça da saúde mental!

Se você tem muitos planos para o próximo ano e não sabe colocá-los em prática ou como lidar com as pendências desse ano, a psicoterapia pode te ajudar.

O psicoterapeuta vai analisar o seu caso individualmente e te auxiliar na mudança de hábitos. Você terá a chance de conversar sobre sua rotina, discorrendo sobre as questões que te impedem de resolver alguns problemas e como seus pensamentos e sentimentos influenciam na tomada de decisões.

Os pequenos problemas que te impedem de crescer geralmente são causados por questões maiores e mais profundas, que se manifestam em milhares de pensamentos que a princípio parecem bobos e irrelevantes. E isso tudo tem um grande peso na saúde mental e pode até influenciar a saúde física.

Assim, antes de concluir que você procrastina porque é preguiçoso, por exemplo, é preciso estudar a origem dessa procrastinação. Muitas vezes esses problemas são resultado de questões mal resolvidas do seu passado. Portanto, enquanto você não ficar em paz com o passado, não conseguirá aproveitar o presente e construir o futuro. 

Ainda dá tempo de começar a praticar o autoconhecimento para iniciar 2021 com a saúde mental em dia.

Não deixe tudo para depois – procure um psicoterapeuta, mude a rotina e comece a colocar seus planos em prática. 

Mentalize: 2020 está acabando e 2021 vai ser um ano melhor; porém, para que isso aconteça, é preciso tomar uma atitude!

Gostou desse post? Visite o nosso blog para encontrar mais conteúdos, nos siga no Instagram e curta nossa página no Facebook para se manter informado!

Agende sua AVALIAÇÃO GRATUITA com uma das psicólogas da nossa equipe

Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

Texto por: Netuno – redatora da Equipe Psicotér

Clique para solicitar avaliação bônus

Veja Mais


    Se identificou com o assunto deste post?
    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Gostou? Compartilhe:

    Leia Também

    Deixe seu comentário

    Como se planejar para 2021: liberte-se de 2020! - Blog Psicotér