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Como lidar com pessoas difíceis no trabalho?

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Como lidar com pessoas difíceis no trabalho? É fato que, somos seres puramente relacionais. Ou seja, no nosso dia a dia, bem como as nossas relações de trabalho, estabelece-se através de vínculos interpessoais. Precisamos nos comunicar a todo o momento em  nossas atividades diárias, desde uma simples ligação até trocas de informações em ambientes profissionais, sendo fundamental o trabalho em equipe.

A dificuldade, no entanto, é encontrada justamente na falha desses relacionamentos, uma vez que, é comum a intolerância frente a alguns colegas no trabalho, proporcionando, desgosto por certos indivíduos, desenvolvendo atitudes e sentimentos desagradáveis com os outros e consigo mesmo.

É preciso entender, que desafetos, principalmente no trabalho, são perfeitamente normais. Pois não somos obrigados a gostar de todas as pessoas. O problema começa a ser relevante quando tais ações impedem nosso rendimento profissional, e também atrapalham nosso convívio com outros colegas.

Imagem - problemas no trabalhoA verdade é que toda empresa terá pessoas difíceis, gerando conflitos. Isso se reflete em todos os ramos profissionais, não há exceção. Mas então como lidar com pessoas difíceis?  É necessário ser tolerante frente a essas dificuldades e aprender a ser o mais resiliente possível. Sabemos que não é fácil, porém não podemos deixar que nossa ira e frustração com os outros se tornem um veneno para nós também. Dessa forma, seguem algumas dicas que podem ajudar a melhorar essas relações insatisfatórias no trabalho:

Como lidar com pessoas difíceis? 👇

Algumas dicas podem fazer toda a diferença no ambiente de trabalho. É sempre importante entender quais os limites que o ambiente cooporativo impõem para manter as boas relações.

Não valorize o comportamento do outro

– Não reforce o mau humor de outras pessoas, caso você tenha sido gentil e não foi reciproco, apenas siga a sua rotina como se nada tivesse acontecido; do contrário, os questionamentos e as cobranças podem ser motivo de mais discórdia.

Fale pouco

– Reveja seus comentários, evite falar de colegas para se encaixar em determinados grupos, ou até mesmo, evite falar demais. Dessa forma, é importante entender que o ambiente de trabalho é puramente profissional, se você tem algum problema ou contrariedade com seu colega primeiramente olhe pra você, questione esse desconforto, veja de que forma possa estar alimentando esse sentimento de raiva ou frustração.

Entenda o outro

-Tente praticar o exercício da empatia, isso vai ajudar a entender melhor o comportamento de alguns colegas, que às vezes podem estar apenas passando por momentos ruins em suas vidas.

Respeite o espaço do outro

– Mantenha o seu espaço, defenda sua individualidade e conquiste seus desafios. Sabemos que existem pessoas difíceis, que sugam nossa energia.  No entanto, não podemos deixar que invadam nossa mente. Assim, caso isso aconteça, tenha certeza, você esta dando poder ao colega e perdendo sua paz. Mantenha o foco no autocontrole regulando suas emoções.

Qual a hora certa de falar?

-Saiba o momento certo de se comunicar. Assim como os outros parecem ter comportamentos impertinentes, às vezes também passamos por isso sem perceber, agindo impulsivamente no fogo das nossas emoções.

Tenha conversas saudáveis

-Caso seja necessário, chame o colega para um diálogo saudável. Dessa forma, por mais difícil que pareça, o fato de poder se expressar poderá diminuir fantasias a respeito da situação.

Reporte quando necessário

-Não tenha receio, caso tenha que chamar seu supervisor para esclarecer situações que fogem do controle e atrapalham a dinâmica corporativa. Tenha em mente, que o cliente interno é aquele que faz a historia acontecer na empresa, funcionários, seres humanos em prol do mesmo objetivo, fazer a empresa crescer, veja as oportunidades.

Esteja no controle

– Tenha controle, mesmo nas situações mais delicadas com pessoas extremamente difíceis. Mantenha um filtro invisível e filtre apenas o que fará diferença na sua vida. Sendo assim, exercite visualizar os aspectos positivos do colega no trabalho e nas relações.

Contudo, nem sempre conseguimos fazer isso por si só. Muitas vezes esse processo é sofrido e doloroso; saber como lidar com pessoas difíceis já é algo que exige um pouco mais de nós mesmos. Sendo assim, nessa busca por um ambiente profissional equilibrado e relações saudáveis com os colegas, não deixe de buscar ajuda para você. Isso fará com que a mudança aconteça em você e transcorra para os outros.

Lembre-se que seus maiores problemas podem transformar-se em grandes desafios, possibilitando um novo entendimento sobre você.

Nina Guarnieri – CRP 07/18746

Psicóloga Clínica com especialização em Psicologia Transpessoal

 

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