Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Coisas que você não deve sacrificar por relacionamento algum

Categoria: casamento, Relacionamentos

Existem coisas que você não deve sacrificar, jamais. Em uma relação, é saudável que os parceiros possam trabalhar em conjunto na busca da felicidade, compartilhando dos mesmos ideais e procurando o crescimento de ambos. Para que isso aconteça, é necessário que os parceiros se dediquem, se doem na relação.

Toda a relação requer sacrifícios. Às vezes, é preciso fazer concessões para que a relação se mantenha saudável. No entanto, este movimento não pode ultrapassar os limites. Doar-se mais para a relação e para o outro do que para si mesmo não é saudável.

Existem algumas coisas que nunca se deve abrir mão por relacionamento algum. A primeira delas é a felicidade. Todos nós temos o direito de sermos felizes. Em alguns momentos, as coisas não irão bem, existirão desentendimentos e será difícil se sentir feliz. Porém, no geral, a sua relação deve ser motivo de felicidade. Assim, quando você colocar na balança o número de problemas que enfrenta na convivência, este não deve ser maior do que os momentos felizes que vocês passam juntos. Eles também não podem ser problemas graves, ao ponto de você abrir mão do seu amor próprio.

Em um relacionamento, seu (sua) parceiro (a) precisa aumentar o grau de felicidade em sua vida e também precisa demonstrar interesse pela sua felicidade.

 Imagem - respeito no relacionamentoAbrir mão da sua liberdade e da sua individualidade é coisa que não se deve fazer em relacionamento algum. Ser sempre você mesmo e que isso não cause incômodo no (a) seu (sua) parceiro (a) configura uma relação saudável. Você não deve mudar o seu jeito, quem você é para se adaptar as exigências do (a) seu (sua) parceiro (a). Ciúmes e possessividade tendem a destruir a relação. É muito importante que os dois tenham um tempo a sós e que você possa fazer coisas que gostava antes de se relacionar.

Muito importante, a sua personalidade é uma das coisas que você não deve sacrificar. Sua personalidade não pode ser mudada em um relacionamento. A pessoa que escolheu estar ao seu lado deve gostar de você do jeito que você é, com defeitos e qualidades. Nenhum dos dois deve tentar mudar o outro. Quando escolhemos uma pessoa para se relacionar, não temos o poder de selecionar as características da personalidade do outro que gostamos e eliminar as que não gostamos. Aceitar o outro do jeito que ele é torna-se fundamental para que a relação seja saudável.

Um relacionamento não deve tirar sua paz interior. Brigas frequentes, ciúmes, falta de paciência e intolerância com o outro tiram a paz interior e como resultado afetam outras áreas da vida como trabalho, estudo e relacionamentos interpessoais. Você deve se sentir bem ao lado do (a) seu (sua) parceiro (a) e ambos devem ter a capacidade de confortar o outro em momentos difíceis. Estarem juntos deve ser motivo de alegria, existindo espontaneidade para poder rir e conversar sobre qualquer assunto.

Suas relações anteriores devem ser mantidas. As amizades são muito importantes, pois elas são escolhidas através das afinidades e nos dão suporte em muitos momentos. Manter a sintonia com as amizades contribui para você exercitar a sua individualidade dentro do relacionamento. É essencial para que seu (sua) parceiro (a) conheça você na íntegra.

O respeito é uma coisa que você não deve sacrificar. Jamais tolere desrespeito. A falta de respeito em um relacionamento contribui muito para o desgaste e para o fim do amor. Respeitar o (a) parceiro (a) é compreendê-lo (la) como ele (a) é, um ser humano como qualquer outro, cheio de falhas e defeitos. Aceite o seu jeito e valorize as qualidades que ele (a) tem. Procure colocar-se no lugar do outro e entender o seu ponto de vista, mesmo que seja diferente do seu.

Não deixe seus sonhos de lado. Um relacionamento saudável compreende uma parceria, onde ambos se ajudam em momentos bons e ruins. O apoio mútuo é fundamental, mesmo que os objetivos e sonhos sejam diferentes. O importante é respeitar as diferenças e incentivar o outro, pois o que você almeja é em grande parte quem você é individualmente, o que torna fundamental que seu relacionamento apoie seus sonhos.

Uma das coisas que você não deve sacrificar é a sua família. Não deixe sua família de lado, ela é a base de tudo. Então, nenhum relacionamento deve afastar você dos seus familiares.

A ideia é agregar; inserir o (a) seu (sua) parceiro (a) nas suas relações familiares, para que se sinta parte da família. Conflitos podem existir, mas jamais devem colocar você em uma posição de escolha de um dos lados. Um relacionamento saudável vai respeitar as diferenças não somente suas, mas também dos que o (a) cercam, incluindo amizades e família.

Portanto, não importa em que fase da vida você está. Pense sobre as coisas que você não deve sacrificar. Quando você decide estar ao lado de alguém, tanto você quanto seu (sua) parceiro (a) devem se adaptar à vida a dois, entendendo mutuamente que cada um tem sua personalidade e vivências anteriores diferentes, assim como costumes e criações diferentes. É natural que você faça sacrifícios e concessões em seu relacionamento para que ele siga saudável, mas é imprescindível que ele sempre lhe traga alegria e ajude no seu crescimento. Lembre-se: você não deve se doar mais para a relação do que para si mesmo. Se você se sente mal com frequência, abre mão dos seus sonhos, objetivos e realizações, se sente desrespeitado (a), tolido (a) de liberdade e de individualidade, talvez seja hora de repensar a relação.

Psic. Roberta Gomes – CRP 07/14043

Psicóloga Cognitivo Comportamental, Doutora e Mestre em Neurociências

 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

Coisas que você não deve sacrificar por relacionamento algum | Psicoter