Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Psicoterapia Familiar

A Psicoterapia Familiar ou Terapia de Família tem como objetivo principal a reorganização do sistema familiar. Nesse contexto, o paciente é o grupo como um todo, auxiliando os membros  da família na identificação de papéis. Assim enfrentamento de dificuldades, aconselhamento, superação de problemas, busca de bem estar e relações mais saudáveis.

Por que fazer Terapia Familiar ?

Imagem - Psicoterapia Familiar

A terapia de família ou terapia familiar é indicada para a reconquista da saúde da família, solucionar conflitos que dizem respeito a todos os membros, como por exemplo, conflitos entre gerações, diferença de valores, problemas de relacionamento, diferenças de gênero, divergências na criação dos filhos, situações de crise, perda ou luto.

Às vezes a terapia de família pode apontar problemáticas individuais que afetam o contexto familiar. A dependência química, os transtornos alimentares, os distúrbios de humor, relacionamentos abusivos, leva todos ao desequilíbrio. Bem como pode gerar extrema dependência, distanciamento físico ou afetivo e até mesmo; a dissolução.

Muitas famílias disputam o poder, quem manda mais, quem está correto ou detém a razão, deixando de ter uma convivência respeitosa e harmoniosa, o que se trona um auxílio para a instalação de brigas e competições.

Como Funciona a Psicoterapia Familiar ?

O benefício da Psicoterapia é o alívio de tensões; que minam os relacionamentos entre pais e filhos, genitores, progenitores ou irmãos, necessitando flexibilidade e resiliência por parte de todos. Resiliência é a capacidade que o ser humano tem em superar as adversidades e aprender com os erros; favorecendo a evolução da família.

Qualquer relacionamento está fadado ao fracasso se não contar com a comunicação. A capacidade de escutar as necessidades do outro, respeitar as diferenças, mesmo diante de opiniões divergentes e atitudes contrárias; afinal as pessoas são diferentes. Apesar de que, Ironias, críticas, acusações e silêncios impedem uma comunicação eficaz, trazendo desentendimentos e problemas de relacionamento.

Os 3 pilares do Sistema Familiar !

O sistema familiar precisa contar com um tripé de capacidades: a conversa, a tolerância à frustração e a empatia.

A tolerância à frustração é um pilar tão importante, pois em nenhum relacionamento vamos agradar as demais pessoas sempre, 100% das vezes. Bem como é comum os membros ficarem tristes, magoados, raivosos, saudosos, surpresos uns com os outros. Mas faz-se necessário lidar com essas emoções, sejam boas ou ruins, de forma mais consciente e menos reativa ou destrutiva. O espaço psicoterapêutico deve favorecer o dialogar e aceitação às diferenças, buscando o entendimento das intenções do outro.  De modo que em grande parte das vezes, não foi o de causar problemas ou decepções.

Por fim e não menos importante é a capacidade de empatia. Todo ser humano deve alargar a consciência até conseguir se colocar no lugar do próximo, fazer um esforço para compreender o ponto de vista alheio.

Uma vez que a psicoterapia familiar deve identificar as fontes de tensão e conflitos que mantém a desordem familiar, trabalhando em cima desses aspectos disfuncionais. Ampliar a conhecimento e a consciência de todas as pessoas; promovendo a reflexão, assumindo diferentes papéis, responsabilidades e reconhecimento de limites, aceitando as características da personalidade dos outros são algumas das estratégias adotadas.

A psicoterapia familiar se baseia nos princípios de que a doença mental de um indivíduo afeta a interação entre todos. Sintomas e desvios de comportamento funcionam como um bode expiatório, que traduzem problemas estruturais da família.

Na terapia de família, as pessoas daquele grupo elaboram suas experiências e podem, deste modo, fazer as coisas de um jeito diferente. Pensando e agindo de um modo diferente, mais saudável e feliz, com relações respeitosas, harmoniosas e saudáveis entre a família.

Procure auxílio e tenha uma vida em família de qualidade

Portanto, não deixe para cuidar do seu maior bem (a sua família) quando for tarde demais.  Na Psicotér contamos com uma equipe de psicólogos especialistas.

Conheça NOSSA EQUIPE

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: