Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Bruxismo

Imagem - Bruxismo

        O bruxismo é um hábito inconsciente e involuntário; consiste no movimento de fechar a boca com extrema força, movimentando o maxilar lateralmente e repetidamente. A dentição superior e inferior são friccionadas com extrema força.

Imagem - boca amarradaO bruxismo pode acontecer durante o dia ou a noite, embora durante o sono o problema seja maior já que é mais difícil de controlar. Há um desacordo existente sobre a causa do bruxismo. No entanto, o estresse diário pode ser o gatilho psicológico para muitas pessoas.

Nem sempre é fácil diagnosticar o bruxismo.  Como a incidência maior é no período noturno, alguém terá que avisar o indivíduo que este range os dentes enquanto dorme; ou então os reflexos na arcada dentária sinalização o problema (os dentes ficam desgastados ou lascados com o passar do tempo). Em casos mais graves, quando não se trata o bruxismo, o movimento recorrente de fricção/pressão dos dentes pode gerar problemas ósseos, bem como na gengiva e na sua articulação.

            Acredita-se que a origem do bruxismo seja multifatorial, isto é, uma combinação de fatores genéticos e ambientais. A ansiedade, o estresse ou mesmo a fadiga muscular podem desencadear esta disfunção. O bruxismo muitas vezes é considerado uma doença psicossomática; visto ter origem psicológica e repercussão no corpo físico.

O tratamento apropriado será definido de acordo com a causa do problema.  O objetivo é tratar a origem e não apenas os sintomas da disfunção. As técnicas de relaxamento podem nos ajudar muito na melhora do quadro. Isso porque o estresse costuma ser a principal causa do bruxismo. Para casos em que o fator desencadeador não seja apenas de cunho psicológico, é recomendável utilizar técnicas de relaxamento e fisioterapia complementares. Assim, tratando as fases agudas de dor com anti-inflamatórios e/ou relaxantes musculares.

Desenvolver o autocontrole, bem como trabalhar a diminuição do estresse no dia-a-dia e o próprio relaxamento físico, são técnicas eficientes para tratar o bruxismo e diminuir sua ocorrência. A terapia psicológica é indicada como alternativa efetiva para tratamento desta disfunção. Dada a persistência do transtorno, o paciente pode ser encaminhado para outros especialistas. Assim como otorrinolaringologista, médico do sono e fisioterapeuta, concomitante ao acompanhamento psicólogo.

Equipe Psicotér

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

avaliação psicológica bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.