Estamos acostumados a ver atalhos nos conceitos de missão e visão relacionados às atividades empresariais. No entanto, poucos sabem que podemos aplica-los também às nossas vidas, unificando os âmbitos pessoal e profissional. Para quem acha isso estranho num primeiro momento, vale dizer que estamos falando do ato de determinar o que realmente queremos fazer e os objetivos que desejamos alcançar.
O propósito desse artigo é apresentar questões importantes para que possamos alinhar nossas atitudes ao que somos de fato. Assim, aumentar as possibilidades de termos uma vida de encontros e alegrias.
Quem eu sou? Essa é a pergunta-chave que todos devem se fazer frequentemente, pois, somos seres em constante transformação. E o primeiro passo para estabelecer a sua missão e questionar-se sobre: quem eu sou; quais são as conquistas que quero ter?; quais as atividades me satisfazem? o que me diferencia das outras pessoas?; quem eu estou sendo hoje?. Essas perguntas são apenas algumas das que contribuem para o autoconhecimento. Depois desse mapeamento, é chegada a hora de colocar o conceito no papel, de forma simples e que possibilite a expressão em uma única frase.
Lembre-se que estamos falando da sua essência, daquilo que você é e acredita. Certamente isso precisa ser claro o bastante para que outras pessoas consigam entendê-lo. Como uma paisagem viva, sua forma de enxergar a sua missão poderá mudar com o passar do tempo, exigindo reflexões periódicas de ajustes de direcionamento.