1. Ansiedade é uma emoção natural do ser humano e todos nós a sentimos em determinadas circunstâncias.
No entanto, o excesso de medo ou nervosismo pode atrapalhar uma pessoa em sua casa, trabalho ou escola, e é quando podemos dizer que há um transtorno de ansiedade. Estas pessoas devem buscar ajuda.
2. O transtorno de ansiedade mais comum é o Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Mas isso é só um nome, o que a pessoa sente pode variar muito: enquanto algumas trabalham bem mas evitam novas responsabilidades, outras mal conseguem ficar em um trabalho, não dormem direito e têm dificuldade para cuidar de si mesmas. Sintomas físicos também podem surgir como dores musculares, de cabeça ou tonturas.
3. A ansiedade possui diversas formas.
Em um ataque de pânico, em um curto período de tempo as pessoas sentem falta de ar, coração acelerado, suor e até dor no peito, alguns acham até estar tendo um ataque cardíaco. Assim, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo é marcado por medos irracionais recorrentes que levam a repetição obsessiva e desnecessária de comportamentos como lavar as mãos ou checar fechaduras de portas. Um outro tipo é o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, em que a lembrança de um trauma passado causa a ansiedade.
4. O tratamento para transtornos de ansiedade inclui psicoterapia ou medicação, ou os dois.
Na psicoterapia a pessoa aprende a identificar o que está trazendo à tona sua ansiedade. Além de também aprender técnicas para reduzir suas sensações ansiogênicas.
5. Transtornos de ansiedade podem ser resolvidos com tratamento.
Um tratamento eficaz deixa a pessoa livre dos sintomas e com um melhor controle sobre suas respostas emocionais e psicológicas.