Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Supere-se e melhore a sua Vida

Categoria: Autoconhecimento, Motivação/Dicas

 

Cada pessoa comporta em si um enorme potencial.

Na base desse potencial está a enorme capacidade de aprendizagem que nós enquanto seres humanos somos dotados. Nascemos com um impulso insaciável para a aprendizagem.

Aponto veemente que na promoção das nossas forças, virtudes e habilidades está a magnifica capacidade de aprendermos. Assim, para melhorarmos e superarmos a nós mesmos ou aos nossos pontos fracos, a capacidade de aprendermos joga um papel central.

Ceder às dificuldades ou enfrentar a situação?

As vicissitudes da vida, os acontecimentos do dia-a-dia, o stress, a ansiedade, os períodos de desilusão e desânimo, as perdas, os fracassos, os recuos, as doenças, os problemas psicológicos e a incerteza do futuro são tudo justificativas mais que suficientes para nos colocarem para baixo e com isso sofrermos.

Assim, duas possibilidades podem efetivar-se. Cedemos às dificuldades e sentimo-nos infelizes, derrotados e vitimizados pelas circunstâncias, prejudicando a nossa qualidade de vida. Ou, enfrentamos as situações, apoiamos a nós mesmos, reunimos as nossas forças e persistimos à derrota e às dificuldades, colocamo-nos no caminho das soluções, superando-nos.

Por muito que nos possa custar admitir, essa é sempre uma decisão que podemos escolher. Se você se encontra num cenário idêntico, o que escolhe para si?

Certamente precisamos ter noção que temos em nós mesmos potencial para melhorarmos e superarmos, quer as nossas fraquezas internas, quer as situações problemáticas com que nos deparamos.

Ao longo da vida vamos construindo a nossa história, vamos registrando na nossa memória os acontecimentos e experiências em que somos o ator principal. Vamos tatuando a nossa mente com alguns episódios que nos marcam, positivos e negativos.

Como resultado, os episódios negativos podem deixar um tipo de marca que nos incapacita, que nos tolda a esperança e que nos gera angústia e ressentimento. Se for o seu caso, se sente que o seu passado o persegue, que o mantém preso na dúvida, na descrença e tem vindo a retirar-lhe alegria de vida e perspectiva de futuro, você precisa saber que pode ser possível livrar-se dessa angústia e superar o seu passado menos bom.

Você é mais que os seus acontecimentos.

Você é aquele que tem possibilidade de reestruturar o significado que atribuiu a alguns dos acontecimentos que o prendem a uma vida nebulosa. Provavelmente grande parte das suas capacidades de aprendizagem, de decisão e de planejamento mantêm-se intatas.

Tente perceber aquilo que ainda gosta, que sente alegria, ou que sentia antigamente? O que sabe fazer que lhe dá satisfação? Onde perde a noção do tempo? Pondere que eventualmente a tristeza prolongada enraizou o hábito de olhar para as coisas de forma acinzentada.

Filtre positivamente os seus hábitos

A célebre frase: “Somos um animal de hábitos.” tem toda a razão de ser. Na verdade, nós somos um construto de hábitos. Ao longo da nossa vida vamos instituindo um conjunto de procedimentos, de costumes, formas de pensar, sentir e agir que constituem o nosso repertório comportamental. Uns que nos beneficiam e outros que nos prejudicam.

Mas porque razão mantemos os hábitos que nos prejudicam?

Isto acontece porque alguns dos nossos maus hábitos, apesar de nos causarem alguns transtornos e atrapalharem a nossa vida em algumas áreas,  comportam em si vários benefícios.

Esses benefícios abarcam várias áreas, nomeadamente:

•Benefícios emocionais

•Benefícios físicos

•Benefícios cognitivos

•Benefícios situacionais

É importante saber filtrar positivamente os seus maus hábitos e perceber os benefícios associados.

Esses benefícios ou recompensas são os gatilhos que o impulsionam à prática desses comportamentos prejudiciais. Ganhar noção e saber reconhecer o que está na base do grande impulso que você possa ter para comportar-se de uma determinada forma, é primordial porque assim, conseguirá superar esses comportamentos indesejados.

•Que emoções e sentimentos de prazer disparam em você?

•Que sensações agradáveis sente no seu corpo?

•Que pensamentos positivos surgem?

•Que mais-valias sociais lhe permitem obter?

Avalie pormenorizadamente as recompensas associadas aos comportamentos que prejudicam a sua vida. Consequentemente,  substitua-os por outros mais adequados, saudáveis e que possam estar alinhados com aquilo que pretende alcançar ou melhorar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: