Enxaqueca, tensão muscular e alergias são alguns dos sintomas da somatização

Categoria: Doenças e Transtornos, Estresse

Você deve ter vivenciado ou ter ouvido falar sobre uma situação de alguém que esteja apresentando um quadro de saúde com problemas gastrointestinais, fortes dores de cabeça, insônia, alergias, e que mesmo através de exames clínicos não detectar a origem da dor física.

Pois então, é muito provável que essa dor seja de ordem emocional e que está ocorrendo o processo de somatização.

Imagem - Desenho de mulher com enxaquecaA somatização consiste em transferir a dor emocional para corpo. Isso ocorre devido à dificuldade de expressão de sentimentos mobilizados diante da vida. É na somatização que encontra-se uma forma de externalizar ou comunicar esse conflito interno.

A somatização pode ocorrer com qualquer pessoa. No entanto, geralmente acomete aqueles que sentem-se ou foram reprimidos em relação à expressão das emoções; como se isso fosse sinal de fragilidade e fraqueza frente à sociedade. Ou até mesmo por aprender que valorizar os sentimentos não seria algo relevante frente a outras dificuldades.

A manifestação orgânica conversa com as nossas emoções. Ou seja, o sistema nervoso central se comunica através dos hormônios e neurotransmissores alertando que algo não vai bem; manifestando em sintomas físicos a carga emocional conflitante.

Existe uma relação grande entre a queda do sistema imunológico com a má regulação do hormônio cortisol, que é o hormônio do estresse. Isso significa que quanto mais estressados estivermos, mais vulneráveis estamos em relação a patologias.

Várias patologias podem manifestar a somatização. Como por exemplo, a ansiedade e a depressão, incluindo também, como geradores do sofrimento físico, sentimentos como o medo e a raiva.

A nossa dificuldade em lidar com questões intrínsecas, como sentimentos voltados à culpa, traumas vivenciados na infância,rejeição, perdas, bem como algum conflito vivenciado no dia a dia, como dificuldades em lidar com pressões e cobranças, são situações que mobilizam uma sobrecarga emocional.

É importante que os sintomas emocionais sejam tratados; mesmo que alguma doença já esteja instalada ou até mesmo como forma de prevenção. Todos nós temos problemas e dificuldades com situações do cotidiano, por isso é fundamental que possamos entrar em contato consigo mesmo e acessar o que pode estar causando perturbação.

Vivemos em um mundo muito agitado, repleto de cobranças e desafios, o que provoca um estresse. Não saber administrar as emoções frente a esse retrato e outras situações percebidas como obstáculos, pode ser uma porta de entrada para a somatização. É importante observar a reincidência dos sintomas e alguma situação que não esteja conseguindo lidar.

A psicoterapia auxilia e contribui para a identificação do que provoca a somatização. Se você e seu médico observam que o corpo e o organismo estão trazendo sinais sem identificação de causa através de exames e diagnósticos clínicos, pode ser que o seu problema seja emocional.

Agende uma avaliação com um psicólogo para te ajudar a pensar e a detectar o que te causa perturbação.

👉Por Amanda Hasse – Psicóloga da Equipe Psicotér

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.