Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Enxaqueca, tensão muscular e alergias são alguns dos sintomas da somatização

Categoria: Dor emocional

Você deve ter vivenciado ou ter ouvido falar sobre uma situação de alguém que esteja apresentando um quadro de saúde com problemas gastrointestinais, fortes dores de cabeça, insônia, alergias, e que mesmo através de exames clínicos não detectar a origem da dor física.

Pois então, é muito provável que essa dor seja de ordem emocional e que está ocorrendo o processo de somatização.

Imagem - Desenho de mulher com enxaquecaA somatização consiste em transferir a dor emocional para corpo. Isso ocorre devido à dificuldade de expressão de sentimentos mobilizados diante da vida. É na somatização que encontra-se uma forma de externalizar ou comunicar esse conflito interno.

A somatização pode ocorrer com qualquer pessoa. No entanto, geralmente acomete aqueles que sentem-se ou foram reprimidos em relação à expressão das emoções; como se isso fosse sinal de fragilidade e fraqueza frente à sociedade. Ou até mesmo por aprender que valorizar os sentimentos não seria algo relevante frente a outras dificuldades.

A manifestação orgânica conversa com as nossas emoções. Ou seja, o sistema nervoso central se comunica através dos hormônios e neurotransmissores alertando que algo não vai bem; manifestando em sintomas físicos a carga emocional conflitante.

Existe uma relação grande entre a queda do sistema imunológico com a má regulação do hormônio cortisol, que é o hormônio do estresse. Isso significa que quanto mais estressados estivermos, mais vulneráveis estamos em relação a patologias.

Várias patologias podem manifestar a somatização. Como por exemplo, a ansiedade e a depressão, incluindo também, como geradores do sofrimento físico, sentimentos como o medo e a raiva.

A nossa dificuldade em lidar com questões intrínsecas, como sentimentos voltados à culpa, traumas vivenciados na infância,rejeição, perdas, bem como algum conflito vivenciado no dia a dia, como dificuldades em lidar com pressões e cobranças, são situações que mobilizam uma sobrecarga emocional.

É importante que os sintomas emocionais sejam tratados; mesmo que alguma doença já esteja instalada ou até mesmo como forma de prevenção. Todos nós temos problemas e dificuldades com situações do cotidiano, por isso é fundamental que possamos entrar em contato consigo mesmo e acessar o que pode estar causando perturbação.

Vivemos em um mundo muito agitado, repleto de cobranças e desafios, o que provoca um estresse. Não saber administrar as emoções frente a esse retrato e outras situações percebidas como obstáculos, pode ser uma porta de entrada para a somatização. É importante observar a reincidência dos sintomas e alguma situação que não esteja conseguindo lidar.

A psicoterapia auxilia e contribui para a identificação do que provoca a somatização. Se você e seu médico observam que o corpo e o organismo estão trazendo sinais sem identificação de causa através de exames e diagnósticos clínicos, pode ser que o seu problema seja emocional.

Agende uma avaliação com um psicólogo para te ajudar a pensar e a detectar o que te causa perturbação.

👉Por Amanda Hasse – Psicóloga da Equipe Psicotér

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

 

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta:

error: Este conteúdo está protegido!