A Psicologia, principalmente a Psicologia Cognitivo Comportamental – TCC, se utiliza de várias técnicas, uma delas é a respiração que ajuda na melhora dos sintomas de diversas doenças, dentre elas, a ansiedade.
“A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda com as pausas inspiratórias e expiratórias, livre, leve e natural“
Ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central diante de uma situação de estresse.
Uma das técnicas mais utilizadas para gerenciamento da ansiedade é a RESPIRAÇÃO.
Acredite! A respiração pode auxiliar de forma efetiva na diminuição de sintomas de ansiedade.
Trabalhos científicos demonstram que após treinamento de oito semanas de respiração e mindfulness, há alterações não somente na atividade do cérebro mas também ocorrem alterações na estrutura anatômica do cérebro.
Como respirar corretamente:
Deve ser feita usando-se a musculatura do diafragma. Ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax….
“A respiração ideal deve ser mais lenta e profunda; com as pausas inspiratórias e expiratórias, livre, leve e natural”.
Perdemos esta capacidade ao longo da vida, pois quando bebês respiramos com o diafragma.
Crianças respiram naturalmente a partir de seu abdômen até que estresse constante da vida moderna retraem-nos para respirar pelo peito.
Estresse acumulado no dia a dia faz muito mal ao nosso corpo e à nossa mente, mas pouca gente sabe que ele pode ser reduzido com a adoção de alguns hábitos. Com o tempo, a gente reaprende a respiração profunda, preenchendo de ar pulmão por inteiro, levando este ar até a barriga crescer (diafragma) e esvaziando-o completamente em seguida, sem pressa.
Respirar rápido (inspirar rapidamente, expirar rapidamente) apenas te deixará sem fôlego, hiperventilado e cansado rapidamente.
A prática de tranquilizar a respiração conduz a mente a um estado de calma e serenidade.
Começando pelo básico
Atualmente, existem diversas formas para respirar melhor. Isso significa que se atentamos para a nossa respiração estamos dando um passo muito importante para melhorar todo nosso estilo de vida.
Após, trabalharmos incessantemente esse ou outro exercício que produz em si relaxamento deverá passar para próximo passo: a concentração.
Inspire e expire bem lentamente, prestando atenção nos espaços internos do corpo que forem sendo preenchidos pelo ar. Se você faz isso periodicamente, terá mais concentração, criatividade, tranquilidade e bem-estar, além de melhores relações com os outros.
Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér