Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Recrutamento e seleção de profissionais: o papel do psicólogo

Categoria: Comportamento Profissional, Empresa, Recrutamento e Seleção

Imagem - recrutamento e seleção de profissionaisRecrutamento e seleção de profissionais é o método que as empresas utilizam para escolher a pessoa certa para a vaga que está em aberto. Por mais que possa parecer simples, pois bastaria escolher um bom currículo e fazer algumas entrevistas, esta ideia não está correta. Isso porque recrutar e selecionar são partes do todo de uma empresa. São a parte que traz alguém de fora para dentro ou que movimenta pessoas dentro daquela realidade.

E o profissional de psicologia é capacitado e conhece a realidade da empresa. É dele a tarefa de conhecer tanto as ideias administrativas em si, como o faturamento e o planejamento estratégico. É a partir destes conhecimentos que ele fará o processo de recrutamento e seleção de profissionais.

Atualmente, o psicólogo está inserido em todos os setores das empresas. Portanto, ele precisa conhecer todos os pormenores daquela realidade. Para onde a organização pretende ir. É ele que ajudará a colocar as pessoas mais adequadas naquele contexto e é ele que vai desenvolver suas capacidades, habilidades e atitudes para que se tornem cada vez mais de acordo com as da organização.

Quando uma empresa realiza recrutamento e seleção de profissionais, é preciso criar um perfil da vaga. As habilidades, conhecimentos e atitudes a pessoa que vai preenchê-la precisa ter? Para encontrar o perfil de cada vaga, o psicólogo faz um levantamento de todos estes itens e os relaciona com a empresa. Ou seja, para dominar o perfil da vaga, é necessário que conheça a empresa e as pessoas que estão nela.

Com estes dados em mãos, a busca do currículo será feita levando em conta os conhecimentos necessários para a vaga. Os currículos não trazem mais informações do que isso, apesar de, muitas vezes, mostrarem ao psicólogo alguns modos de ser das pessoas, um pouco de suas histórias profissionais e que caminhos trilharam em suas profissões e até mesmo em suas vidas.

Ainda com o perfil da vaga em mente, o profissional de psicologia escolhe aqueles que entende serem os mais indicados e parte para o processo de entrevistas e, em alguns casos, de testagens. Os testes ajudam os profissionais a conhecerem as pessoas de modo mais amplo, a ter uma ideia das características e das limitações de cada um.

Os testes representam apenas uma das partes do processo de seleção e nada pode substituir a entrevista. Seja ela individual ou em grupo, é o momento de conhecer as pessoas por trás dos currículos, conversar um pouco com elas, tirar dúvidas, aplicar questionários ou, quando em entrevistas em grupo, realizar dinâmicas para observar o comportamento.

“E por que preciso de um psicólogo pra executar o recrutamento e seleção se eu mesmo posso fazer”? Começamos pelos testes, que só podem ser aplicados e corrigidos por psicólogos. “Ah, mas eu achei na internet um teste que pode ser aplicado por qualquer um”. Infelizmente, este tipo de teste não pode ser considerado preditor de comportamento. Portanto, se for mal aplicado e corrigido, pode trazer informações erradas.

“Ah, mas eu vou só fazer uma entrevista rapidinho e ver se eu gosto da pessoa”. Recrutar e selecionar alguém é muito mais do que gostar da pessoa. Se formos levar isso em consideração, todas as pessoas têm qualidades e defeitos e podem ser agradáveis, principalmente no momento da seleção.

Entrevistar alguém é buscar conhecer sua realidade e o modo como ela se posiciona em relação à vida. É o momento em que ela mostra ao psicólogo suas habilidades e atitudes. Mesmo que não diretamente, é o psicólogo que, mais do que perguntar, saberá encontrar estas informações.

Assim, quando uma empresa deseja crescer e desenvolver-se, ela precisa buscar a ajuda de um psicólogo. É ele que contribuirá para que este organismo vivo consiga fazer as trocas necessárias dentro e fora de seu ambiente.

O psicólogo trabalha como parceiro das organizações, levando a elas as pessoas mais adequadas àquela realidade específica. Mais do que ler currículos e ouvir as pessoas, os psicólogos analisam currículos e escutam as pessoas. Além disso, analisam seus comportamentos de maneira mais objetiva, como nos testes e dinâmicas. É ele o profissional treinado para esta visão ampla do negócio; com a capacidade de fazer a ligação entre o que é o plano de desenvolvimento da empresa ou plano estratégico e as pessoas que poderão levar o negócio aonde ele quer chegar.

Psic. Anne Griza – CRP 07/13524

Psicóloga Clínica, Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513