Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

ENTREVISTA DE EMPREGO: como controlar a ansiedade e o nervosismo 

Categoria: Comportamento Profissional

Ansiedade e nervosismo na entrevista para uma vaga de emprego. Muitas pessoas, frequentemente, se deparam com situações constrangedoras na busca por um emprego pelo fato de serem analisadas nas entrevistas. Esse momento, no entanto, pode ser decisivo para o sucesso ou fracasso na conquista do mesmo.

👉 O processo pela busca de um emprego é sim, traçado por altos e baixos. Tendo em vista que, além de passarmos nosso conhecimento e experiência expomos aspectos da nossa personalidade. Prováveis fatores a serem analisados pela empresa contratante na entrevista de emprego.

É comumente natural nos sentirmos ansiosos e desconfortáveis em situações onde estamos sendo avaliados. Imagine a intensidade deste momento na vida ao sabermos que tudo pode mudar a partir de um sim ou não.

Realmente, é necessário entender que cada empresa estabelece diferentes critérios de seleção, impossível sabermos todos os critérios, pois serão definidos a partir do cargo ofertado, da visão e missão da empresa e que objetivos a empresa espera de seus colaboradores.

Vejo a entrevista de emprego como a hora da verdade, sendo um momento fundamental no processo de seleção. O estado emocional do candidato vai prevalecer ou se manifestar através das perguntas, testes, dinâmica individual ou em grupo.

👍 Segue algumas dicas para diminuir o nível de ansiedade:

 Filtre seus pensamentos negativos, foque em suas habilidades e competências, veja na entrevista uma oportunidade.

 Cuide da sua aparência, vista roupa adequada à vaga, imagine que hoje é seu primeiro dia na empresa, esteja bem arrumado, não exagere em maquiagem e acessórios, lembre-se que a pessoa mais importante neste momento é você na entrevista.

 Pesquise aspectos da história e trajetória da empresa, certamente você terá mais claro os objetivos propostos durante a entrevista ou dinâmica.

 Procure responder calmamente e honestamente as perguntas, olhando nos olhos do entrevistador, passe sua experiência, desafios e conquistas de forma positiva e verdadeira.

 Se conecte com os pontos positivos da sua personalidade e acredite que você pode dar o melhor de si nesta empresa, que ambos podem crescer juntos.

 Uma das perguntas frequentes é como você lida com a pressão, essa questão pode vir em forma de pergunta ou alguma dinâmica, neste momento vale o bom senso, discernimento e calma para pensar em uma alternativa mais viável e positiva para empresa ou equipe.

Muitas vezes temos dificuldade de enxergar o nosso verdadeiro potencial e buscar o autoconhecimento.

Um profissional adequado poderá te ajudar a restabelecer um equilíbrio de emoções. Em outras palavras, diminuindo o nível de ansiedade e aumentando nossa autoconfiança. Certamente o norteará a uma vitória em uma entrevista de emprego.

👉 Quem está falando com você é Nina Guarnieri Psicóloga da Equipe Psicotér

Quer saber como diminuir a ansiedade nestas situações entre em contato e agende uma avaliação gratuita:
📞 (51) 4100-2513 OU
(51) 9833-8006 (WhatsApp) OU
📧 atendimento@psicoter.com.br

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: