Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Imaginário Infantil

Categoria: Comportamento, Infância

infantilDiversas são as influências para a construção do imaginário infantil e ele pode conter vários significados.

Quando criança, Pietra pensava que podia fazer faculdade para ser Rainha. Ela se encantava com a elegância e a autoconfiança que uma Rainha tinha. Via o poder abraçado ao respeito, “as pessoas importantes sempre são muito respeitadas”; quando na verdade não deveria ser difícil respeitar a todos independente de seus cargos ou características. Pietra queria crescer e ser uma mulher de respeito.

Com o passar de alguns anos, a ideia de ser rainha já não se passava mais na sua cabeça; ela percebeu que algumas coisas eram mais complicadas do que pareciam. A fase infantil é tão mágica quanto os filmes da Disney, mas chega um dia em que alguém nos conta que Papai Noel não existe e que quem coloca o dinheiro no travesseiro não é a Fada do Dente.

O respeito não é necessário somente aos adultos, mas também às fases que percorremos. A explosão colorida do imaginário infantil merece respeito, porque é uma construção importante à personalidade de um indivíduo, é um desenvolvimento. E esse crescimento da mentalidade, por mais abstrato que seja, não deve ser interrompido brutalmente.

Entender a mente infantil talvez não seja o desafio mais simples, mas ela com certeza guarda muito conteúdo que pode ser analisados. Os nossos sonhos dos 5 anos de idade se desfizeram em poucos anos, mas isso não anula a intensidade que acreditávamos neles.

Que esteja claro: quando for criança, deixa ser criança. Explorar e viver muito como criança é permitir e respeitar a fase infantil. Assim como na cabeça de Pietra, milhões de fantasias percorrem a mente dos pequenos grandes sonhadores. E se pararmos para pensar em tudo aquilo que já sonhamos quando criança comparando com o que objetivamos hoje, percebemos uma vasta diferença.

Se sonhamos grande, nos sentimos grande. Se buscamos respeito, então devemos respeitar. Mesmo enxergando tudo diferente hoje, aqueles pensamentos antigos foram importantes, foram influência de um crescimento.

Você tem curiosidade sobre a Terapia Infantil?
Entre em contato conosco através desse link e agende sua Avaliação Gratuita com uma psicóloga em Porto Alegre.
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: