Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Imaginário Infantil

Diversas são as influências para a construção do imaginário infantil e ele pode conter vários significados.

Quando criança, Pietra pensava que podia fazer faculdade para ser Rainha. Ela se encantava com a elegância e a autoconfiança que uma Rainha tinha. Via o poder abraçado ao respeito, “as pessoas importantes sempre são muito respeitadas”; quando na verdade não deveria ser difícil respeitar a todos independente de seus cargos ou características. Pietra queria crescer e ser uma mulher de respeito.

Com o passar de alguns anos, a ideia de ser rainha já não se passava mais na sua cabeça; ela percebeu que algumas coisas eram mais complicadas do que pareciam. A fase infantil é tão mágica quanto os filmes da Disney, mas chega um dia em que alguém nos conta que Papai Noel não existe e que quem coloca o dinheiro no travesseiro não é a Fada do Dente.

O respeito não é necessário somente aos adultos, mas também às fases que percorremos. A explosão colorida do imaginário infantil merece respeito, porque é uma construção importante à personalidade de um indivíduo, é um desenvolvimento. E esse crescimento da mentalidade, por mais abstrato que seja, não deve ser interrompido brutalmente.

Relacionado: Conheça a terapia infantil e como pode ajudar as crianças

Entender a mente infantil talvez não seja o desafio mais simples, mas ela com certeza guarda muito conteúdo que pode ser analisados. Os nossos sonhos dos 5 anos de idade se desfizeram em poucos anos, mas isso não anula a intensidade que acreditávamos neles.

Que esteja claro: quando for criança, deixa ser criança. Explorar e viver muito como criança é permitir e respeitar a fase infantil. Assim como na cabeça de Pietra, milhões de fantasias percorrem a mente dos pequenos grandes sonhadores. E se pararmos para pensar em tudo aquilo que já sonhamos quando criança comparando com o que objetivamos hoje, percebemos uma vasta diferença.

Se sonhamos grande, nos sentimos grande. Se buscamos respeito, então devemos respeitar. Mesmo enxergando tudo diferente hoje, aqueles pensamentos antigos foram importantes, foram influência de um crescimento.

Você tem curiosidade sobre a Terapia Infantil com brincadeiras?
Entre em contato conosco através desse link e agende sua Avaliação Gratuita com uma psicóloga em Porto Alegre.
Gostou? Compartilhe

    Se identificou com o assunto deste post?

    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*

    Seu e-mail*

    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *