Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

5 passos para evitar que seu filho cresça preguiçoso!

Categoria: Infância, Motivação/Dicas

Como conseguir que os filhos sejam menos preguiçosos? Segundo pesquisas, a criação de muitos pais contribui para essa epidemia de preguiça, pois esses não dão a seus filhos a oportunidade de construir hábitos de trabalho. É preciso que se estabeleça uma relação, desde a infância, onde essa criança compreenda que: se não se esforçar, não terá o que deseja.

Infelizmente, muitas crianças e jovens em nossa sociedade não apreciam o trabalho diligente. E aqui preparamos cinco maneiras que os pais podem abordar para dar um fim definitivo a essa preguiça:

1. Atribua tarefas

Certamente ajudar em casa é uma das melhores formas de ensinar às crianças o valor do trabalho, mesmo as de pouca idade. As crianças e adolescentes devem ser capazes de arrumar a sua própria cama, lavar pratos, dobrar suas roupas limpas e muito mais, em maior ou menor intensidade, é importante que essa ideia se propague no ambiente familiar. Primeiramente, se os pais fazem tudo para eles, estão privando seus filhos da oportunidade de aprender tarefas domésticas básicas. As crianças não vão aprender o esforço que é exigido e necessário para desfrutar dos benefícios de uma casa bem cuidada.

2. Não seja o banqueiro pessoal de seu filho

Segundo o relato de Courtnie Erickson, em seu artigo sobre famílias: “Quando [eu] era adolescente, nunca entendi por que meus pais não me davam dinheiro para ver um filme com os meus amigos. No entanto, isso se tornou uma das maiores lições que meus pais me ensinaram como uma adolescente. Primeiro, aprendi a valorizar meu dinheiro. Se não quero gastar em um determinado filme, eu não vou. Segundo, eu passei a apreciar mais o tempo com meus amigos. Três, eu aprendi a trabalhar para conseguir o meu dinheiro. Fui capaz de graduar-me na faculdade sem empréstimos estudantis e agora posso ser uma mãe que fica em casa.”

É difícil dizer “não” aos filhos quando pedem alguma coisa. No entanto, os entregar continuamente tudo o que desejam, provavelmente se acomodaram em relação ao futuro e expectativas financeiras. Você se verá tendo que socorrê-los financeiramente por muitos anos. Alguns “nãos” podem ajudar muito na educação de seus filhos.

3. Avalie a si mesmo

Se os pais são preguiçosos, provavelmente os filhos também tendem a possuir essa característica. Filhos adquirem hábitos dos pais, ou seja, se a sua casa está sempre suja e desarrumada, os seus filhos vão aceitar isso como se fosse algo normal e a deles também será, assim como qualquer ambiente que os envolva. Assim, se você está constantemente pedindo ajuda aos outros em vez de aprender a trabalhar para conseguir o que precisa, seus filhos vão fazer o mesmo. Avalie seus hábitos de trabalho, você dá 100% de si em um projeto? Mesmo um pequeno projeto como limpar o banheiro ou lavar a louça? A maneira que você trabalha, é exatamente como seus filhos vão aprender a trabalhar.

4. Incentivar o compromisso

O compromisso é uma característica muito importante num indivíduo. Quando uma pessoa está empenhada ou motivada em alguma coisa, seja um objetivo, uma tarefa de casa, um serviço ou até mesmo no trabalho, é mais provável que ela vá levar adiante com seu melhor esforço. A falta de compromisso é um dos primeiros passos para a negligência de algumas tarefas ou mesmo um trabalho incompleto.

5. Trabalhar com eles

A melhor metodologia para ensinar os filhos a trabalharem é, justamente, trabalhar lado a lado com eles. Ensine-os como as coisas são feitas e a melhor maneira de realizá-las. Com esse passo, terá boas lembranças por se deixar dar esse tempo com seus filhos, além de ensiná-los a importância de um trabalho árduo.

Hábitos de trabalho consistentes beneficiam um indivíduo por toda sua vida. Então, aproveite o tempo para ensinar os seus filhos a trabalhar bastante e buscar a excelência em qualquer projeto que estiverem fazendo.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

2 Comentários

  1. Cynthia | 09 de dezembro, 2017

    muito bom seu artigo….esta certicimo.estava falhando nessa parte e meu filho tava se acomodando

    • Psicotér | 09 de dezembro, 2017

      Quem bom Cynthia, ficamos felizes em poder contribuir para o desenvolvimento saudável do seu filho.

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: