Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

FANTASIAS SEXUAIS: NORMAL OU PATOLÓGICO?

Categoria: Doenças e Transtornos, Sexualidade

 As fantasias sexuais são aqueles pensamentos, desejos ou ideias que as pessoas têm para “apimentar” as relações sexuais.

Fantasias Sexuais As fantasias sexuais podem acontecer quando um indivíduo imagina o sexo com determinada pessoa em determinada situação e isso o excita. Podem acontecer em forma de ideias de lugares, roupas e posições para praticar o sexo. Por exemplo, transar na escada do prédio, no motel; ou usar alguma roupa especial para aumentar a excitação, como uma lingerie sexy ou uma cueca especial.

As fantasias, quando utilizadas de modo a melhorar algumas relações sexuais da pessoa, são bastante saudáveis. Ajudam homens e mulheres a penetrarem em seus desejos mais profundos, a experimentarem coisas novas e a experimentarem sensações diferentes. Além disso, nos casos que envolvem algum objeto, lugar ou vestimenta, podem tornar o sexo mais interessante e menos rotineiro.

Homens e mulheres podem usar suas fantasias para ter relações sexuais mais prazerosas; sem que isso seja considerado um grande problema. Muitas pessoas têm vergonha de suas fantasias, pois representam os pensamentos mais sujos e pervertidos que elas podem ter.

Isso acontece porque muitas pessoas confundem algumas fantasias sexuais saudáveis;, que podem até envolver imaginar-se com outra pessoa (muitas vezes alguém famoso), com as parafilias. Parafilias são transtornos da sexualidade e envolvem alguns comportamentos ou fantasias frequentes, intensos e estimulantes, envolvendo objetos, crianças, animais, adultos (sem consentimento), ou ainda, partes do corpo humano.

Nos transtornos sexuais como as parafilias, o foco da pessoa está voltado de modo exclusivo ao objeto de seu desejo.

Por exemplo, um homem que tenha a parafilia chamada fetichismo – que é a excitação sexual exclusiva com o uso de objetos inanimados, como pés, sapatos, roupas íntimas, etc. –, somente conseguirá obter prazer sexual se o objeto de fetiche estiver presente e, mais ainda, este objeto precisa fazer parte da relação sexual.

Este homem do exemplo não consegue sentir prazer se seu objeto não estiver presente. Ele muitas vezes não consegue obter prazer sexual apenas pensando no objeto; ele precisa da presença física do objeto de prazer para excitar-se.

A diferença entre as fantasias saudáveis e as parafilias é, como em muitos casos, o quanto a pessoa necessita lançar mão de sua fantasia para obter prazer. Como dito, todos possuem fantasias e podem utilizá-las para apimentar as relações sexuais; caso necessitem sempre a presença ou a fantasia de alguma coisa específica, pode-se alertar para o fato de que alguma coisa não está bem.

O contrário, não permitir-se por medos e inseguranças pode fazer com que os desejos sejam reprimidos e que as pessoas vejam o sexo como uma mesmice. As fantasias podem ajudar muitos casais a saírem da rotina; podem ajudar a trazer de volta a chama do desejo, adormecida devido à vida rotineira e cansativa. Deixa-se levar por suas fantasias, algumas vezes, pode ser um modo de ter uma vida sexual diferente, interessante e muito prazerosa.

Se você não consegue falar sobre ou exercer suas fantasias sexuais, ou ainda, se não consegue praticar o sexo com prazer sem o uso de alguma fantasia, procure a ajuda de um psicólogo. Este profissional poderá te ajudar a entender o que acontece e o que pode estar fazendo com que você tenha um ou outro tipo de comportamento. Lembre-se que uma vida sexual saudável é parte da vida dos seres humanos.

Por Anne Griza – Psicóloga da Equipe Psicotér
Quer conhecer a Psicóloga Anne? Entra em contato com a Psicotér e agenda uma avaliação GRATUITA!

Precisa de auxílio? Agende uma avaliação gratuita:
(51) 4100-2513 OU
(51) 9833-8006 (WhatsApp) OU
atendimento@psicoter.com.br

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: