Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

OUTUBRO ROSA | Autocuidado

câncer de mama

O câncer de mama afeta quase que exclusivamente mulheres, todavia também pode atingir homens. Essa doença tem cura, dessa forma, uma rotina de autocuidado pode auxiliar na prevenção e também na identificação precoce – então, quanto mais cedo isso acontece, mais fácil é a cura.

CÂNCER DE MAMA | O AUTOCUIDADO E A PREVENÇÃO

Existem muitas formas de praticar o autocuidado feminino. É provável que você já tenha ouvido falar, afinal, está em alta falar sobre autocuidado.

Primeiramente, logo após ouvir a palavra autocuidado é provável que você pense em cuidados com a pele, cabelo, alimentação. Não está errado, mas mas não é apenas isso. Recentemente fizemos um post completo sobre os Tipos de Autocuidado – dessa forma, você pode ler melhor aqui sobre.

Quando relacionado ao câncer de mama, o autocuidado pode ser visto como uma soma de costumes que a mulher pode eleger para desta forma buscar a prevenção da saúde da mama de tal maneira a reduzir os riscos do surgimento de um câncer e também a sua detecção precoce.

DETECÇÃO PRECOCE

A prática do autoexame é uma das maneiras mais conhecidas de autocuidado em virtude da sua importância para o conhecimento do próprio corpo. Dessa forma, a qualquer mudança já fica mais visível. Por isso, adquira esse costume, tenha o hábito de se olhar, de reparar em você mesma, no seu corpo, cores, formas, sinais.

Portanto, ao notar qualquer coisa diferente em suas mamas, PROCURE UM MÉDICO – somente ele poderá determinar se os sintomas condizem com a doença ou não. Em caso positivo, lembre-se quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento, maiores as chances de cura!

FIQUE ATENTA AOS SINTOMAS

Separamos algumas formas de você praticar esse autocuidado em casa, portanto FIQUE ATENTA:

  • Nódulos (caroço) no seio ou na axila – podendo causar dor ou não, ser duro, irregular, macio ou redondo;
  • Dor no mamilo;
  • O mamilo inverte-se para dentro da mama;
  • Inchaço irregular em parte da mama – esta pode ficar quente e vermelha;
  • Secreção no mamilo – com sangue ou não;
  • Mamilos vermelhos, descamados. Em todo ou parte da pele;
  • Irritação ou retração da pele;
  • Pele com aparência. de casca de laranja;
  • Se já estiver em um estado avançado pode apresentar ulceração na pele acompanhada de um cheiro ruim;

Contudo, o autoexame NÃO substitui o exame feito pelo médico nem a mamografia – está a mais eficaz pois consegue detectar nódulos ainda bastante pequenos que ainda não estão perceptíveis ao toque.
Inicialmente o câncer de mama é assintomático – não existem sintomas que você possa notar, dessa forma, somente através de exames como a mamografia, ultrassom ou uma ressonância magnética. Dessa maneira, manter os exames em dia e uma forma de praticar o autocuidado com a sua saúde.

EXAMES ANUAIS

A partir dos 40 anos é de extrema importância que as mulheres façam a bateria de exames anualmente. ENTRETANTO, se há histórico de câncer na família isso deve acontecer 10 anos ANTES da idade que o parente tinha ao detectar o tumor.

REDUÇÃO DE RISCOS

Entenda como você pode você pode diminuir os riscos!

  • Mantenha hábitos saudáveis;
  • Aquela coisa que a gente já vem falando faz tempo: se alimente de forma equilibrada, pratique exercícios regularmente, evite bebidas alcoólicas e outros vícios. Procure manter o peso em dia especialmente após a menopausa;
  • Se a mulher tiver filhos antes dos 35 anos e amamentá-los é uma fator de proteção;
  • Lembre-se que a obesidade pode estimular as células da mama e isso pode acabar gerando o tumor – o gordurinha acumulada pode acabar se transformando em um hormônio feminino e este quando estimulado pode aumentar as chances de crescimento irregular da célula;
  • Quando você se exercita – mesmo que 30 minutos ao dia, você tem 10% menos de chance de desenvolver câncer de mama! (Associação Americana de Pesquisa ao Câncer);

Elimine fatores de Risco!

  • É uma das formas de praticar o autocuidado!
  • Câncer mama é resultado de uma mutação genética que pode ser herdada ou espontânea. A maioria dos casos acontece de forma espontânea. Não se sabe afirmar exatamente se devido ao estilo de vida, alterações químicas ou exposição a toxinas no ambiente.

Nesse sentido, a melhor forma de autocuidado é a prevenção. Dessa forma, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento!

EM CONCLUSÃO: tenha uma rotina com hábitos saudáveis, pratique o autocuidado e mantenha os exames em dia!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

 

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Veja também

Avaliação Psicológica Bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    RECEBA NOVIDADES

    Receba novidades, notícias e tudo sobre nossa empresa diretamente no seu email :

      Um centro de atendimento psicológico que desde 2010 tem seu foco em você, no seu desenvolvimento pessoal, seu bem-estar e também em sua qualidade de vida.
      SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

      © 2022- Todos os direitos reservados - Clínica de Psicologia Psicotér