Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

OUTUBRO ROSA | Autocuidado

Categoria: Sem categoria

O câncer de mama afeta quase que exclusivamente mulheres, todavia também pode atingir homens. Essa doença tem cura, dessa forma, uma rotina de autocuidado pode auxiliar na prevenção e também na identificação precoce – então, quanto mais cedo isso acontece, mais fácil é a cura.

CÂNCER DE MAMA | O AUTOCUIDADO E A PREVENÇÃO

Existem muitas formas de praticar o autocuidado feminino. É provável que você já tenha ouvido falar, afinal, está em alta falar sobre autocuidado.

Primeiramente, logo após ouvir a palavra autocuidado é provável que você pense em cuidados com a pele, cabelo, alimentação. Não está errado, mas mas não é apenas isso. Recentemente fizemos um post completo sobre os Tipos de Autocuidado – dessa forma, você pode ler melhor aqui sobre.

Quando relacionado ao câncer de mama, o autocuidado pode ser visto como uma soma de costumes que a mulher pode eleger para desta forma buscar a prevenção da saúde da mama de tal maneira a reduzir os riscos do surgimento de um câncer e também a sua detecção precoce.

DETECÇÃO PRECOCE

A prática do autoexame é uma das maneiras mais conhecidas de autocuidado em virtude da sua importância para o conhecimento do próprio corpo. Dessa forma, a qualquer mudança já fica mais visível. Por isso, adquira esse costume, tenha o hábito de se olhar, de reparar em você mesma, no seu corpo, cores, formas, sinais.

Portanto, ao notar qualquer coisa diferente em suas mamas, PROCURE UM MÉDICO – somente ele poderá determinar se os sintomas condizem com a doença ou não. Em caso positivo, lembre-se quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento, maiores as chances de cura!

FIQUE ATENTA AOS SINTOMAS

Separamos algumas formas de você praticar esse autocuidado em casa, portanto FIQUE ATENTA:

  • Nódulos (caroço) no seio ou na axila – podendo causar dor ou não, ser duro, irregular, macio ou redondo;
  • Dor no mamilo;
  • O mamilo inverte-se para dentro da mama;
  • Inchaço irregular em parte da mama – esta pode ficar quente e vermelha;
  • Secreção no mamilo – com sangue ou não;
  • Mamilos vermelhos, descamados. Em todo ou parte da pele;
  • Irritação ou retração da pele;
  • Pele com aparência. de casca de laranja;
  • Se já estiver em um estado avançado pode apresentar ulceração na pele acompanhada de um cheiro ruim;

Contudo, o autoexame NÃO substitui o exame feito pelo médico nem a mamografia – está a mais eficaz pois consegue detectar nódulos ainda bastante pequenos que ainda não estão perceptíveis ao toque.
Inicialmente o câncer de mama é assintomático – não existem sintomas que você possa notar, dessa forma, somente através de exames como a mamografia, ultrassom ou uma ressonância magnética. Dessa maneira, manter os exames em dia e uma forma de praticar o autocuidado com a sua saúde.

EXAMES ANUAIS

A partir dos 40 anos é de extrema importância que as mulheres façam a bateria de exames anualmente. ENTRETANTO, se há histórico de câncer na família isso deve acontecer 10 anos ANTES da idade que o parente tinha ao detectar o tumor.

REDUÇÃO DE RISCOS

Entenda como você pode você pode diminuir os riscos!

  • Mantenha hábitos saudáveis;
  • Aquela coisa que a gente já vem falando faz tempo: se alimente de forma equilibrada, pratique exercícios regularmente, evite bebidas alcoólicas e outros vícios. Procure manter o peso em dia especialmente após a menopausa;
  • Se a mulher tiver filhos antes dos 35 anos e amamentá-los é uma fator de proteção;
  • Lembre-se que a obesidade pode estimular as células da mama e isso pode acabar gerando o tumor – o gordurinha acumulada pode acabar se transformando em um hormônio feminino e este quando estimulado pode aumentar as chances de crescimento irregular da célula;
  • Quando você se exercita – mesmo que 30 minutos ao dia, você tem 10% menos de chance de desenvolver câncer de mama! (Associação Americana de Pesquisa ao Câncer);

Elimine fatores de Risco!

  • É uma das formas de praticar o autocuidado!
  • Câncer mama é resultado de uma mutação genética que pode ser herdada ou espontânea. A maioria dos casos acontece de forma espontânea. Não se sabe afirmar exatamente se devido ao estilo de vida, alterações químicas ou exposição a toxinas no ambiente.

Nesse sentido, a melhor forma de autocuidado é a prevenção. Dessa forma, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento!

EM CONCLUSÃO: tenha uma rotina com hábitos saudáveis, pratique o autocuidado e mantenha os exames em dia!

Lisiane Duarte – CRP 07/12563
Psicóloga e Diretora Técnica da Psicotér

 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Câncer de Mama - Autocuidado e Prevenção | Psicotér