Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Tipos de fala: o que a fala revela sobre seu comportamento?

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

A fala é uma projeção muito forte da nossa personalidade. Existem muitos tipos de fala e entender as características de cada uma pode dizer muito sobre o comportamento das pessoas.

Certamente a forma que você fala diz muito sobre você. Assim, uma pessoa ansiosa, por exemplo, tem um tipo de fala mais acelerado, já que acelera as palavras e, como popularmente dito, as “atropela”. Todavia, uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. Portanto, o ritmo e a necessidade conforme o ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

Duas pessoas que se expressam de maneira divergente podem levar tempos bem diferentes para ler um mesmo texto, pois possuem tipos de fala diferentes: isso varia de acordo com as pausas, a dicção, a pronuncia de cada palavra, e, é claro, a personalidade de cada uma. Dessa forma, quem fala devagar também pode ter uma postura diferente. Geralmente chama menos atenção, tem diminuída a sua comunicação não-verbal e a postura corporal mais reservada.

Tipos de fala e comunicação não-verbal

A aproximação, o movimento do tronco ou da cabeça, geralmente indicam que uma pessoa quer falar. Sendo assim, costumamos compreender esses movimentos, dando ouvidos e espaço para quem os faz. Para algumas pessoas, esse momento de “ser notada” pode ser um tanto intimidador, já que é ela quem está no centro das atenções. Porém, para outras, é um costume ser esse centro, e mais: elas querem essa atenção.

O que leva alguém a se sentir intimidada por ouvir os outros? Quem fala muito precisa de muita atenção? São várias as perguntas que podemos fazer sobre a nossa comunicação verbal. Certamente, nosso tom de voz pode ser percebido de diversas formas e o dia a dia também pode influenciar na maneira que falamos. Quando saímos do trânsito estressado é possível que falemos de uma maneira diferente, mais grosseira e direta. A famigerada pergunta “está tudo bem?” vem de muitas percepções de falas.

Uma coisa é certa: a sua personalidade influencia no jeito que você fala. Além de muitos outros fatores que direcionam a sua forma de se comunicar. Qual é o seu tipo de fala? Já se perguntou como os outros o enxergam pela maneira que você fala?

Se você quer conhecer melhor a sua personalidade ou melhorar a sua fala, procure uma psicóloga.
Entre em contato conosco através desse link e inicie sua Terapia Individual em Porto Alegre.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513