Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

TESTE VOCACIONAL X VESTIBULAR

Estar diante do teste vocacional e vestibular já não é uma tarefa fácil, muito menos pode ser no que se refere tomada de decisão frente à escolha profissional.

Teste Vocacional
Você já sabe o que quer fazer ou ainda está perdido

 Você tem o direito de ficar em duvida de qual teste vocacional fazer, ou se quer realmente fazer o vestibular. 

Diante das diversas opções que o mercado atual oferece devido às constantes transformações, o vestibulando se depara com decisões a serem tomadas em relação ao futuro profissional, uma escolha que lhe parece ser definitiva.

Ao avaliar a escolha profissional, deve ser observada a maneira como o sujeito se coloca diante da sociedade; as variáveis psicológicas, afetivas e econômicas, fundamentais no seu desenvolvimento. Nestes posicionamentos é possível identificar como surge a manutenção das influências e qual a visão de futuro do sujeito.

As escolhas não se resumem somente às condições do meio no qual o indivíduo vivencia. Pelo contrário, as opções profissionais devem harmonizar-se também com as características pessoais. Ou seja, temos o poder da construção de identidade profissional.

Certamente os testes vocacionais são importantes instrumentos que auxiliam frente a essa tomada de decisão. Eles fazem parte do processo de orientação vocacional, onde o psicólogo auxilia o vestibulando na busca da compreensão de si mesmo.

É importante salientar que apenas um teste pode não trazer resultados de todas as características e necessidades psicológicas daqueles que estão em busca de uma escolha profissional.

A Orientação Vocacional compreende um conjunto de ferramentas, além dos testes vocacionais que contribuem para um levantamento de características mais efetivo, refletindo em uma escolha mais consciente e segura.

O processo de orientação não irá demonstrar resultado voltado a uma profissão específica; vai direcionar para uma área de atuação com profissões que se encaixam no perfil construído através das atividades realizadas.

A Orientação Vocacional tem por objetivo proporcionar o autoconhecimento e reflexão. Reflete-se sobre habilidades e interesses quanto às motivações e desejos, além da apresentação da realidade do mundo do trabalho. Também os aspectos necessários para atuação nas inúmeras profissões. Também, visa orientá-lo em relação à escolha da área de atuação mais adequada ao seu perfil conforme os aspectos levantados.

Há uma diversidade de profissões, áreas de atuação, diferentes cursos; o que pode deixar o vestibulando com incertezas frente a gama de opções. Assim, em grande parte dos casos, ao buscar informações e esclarecimentos acerca do mercado de trabalho, além do que envolve a atuação em cada profissão, os jovens buscam por recursos para aliviar a ansiedade e ajudar a manter o equilíbrio frente a essa decisão importante, porém acabam recorrendo a ferramentas de comunicação não tão confiantes, gerando insegurança.

Certamente é muito importante ter atenção aos testes vocacionais encontrados na internet.

Testes online são confiáveis?

Não, porque os testes online podem gerar resultados não-favoráveis. Somente psicólogos regulamentados são autorizados para a aplicação de um teste vocacional, levantamento e interpretação de testes psicológicos.

Autores da área trazem a importância de laços afetivos consolidados desde a infância no que diz respeito às necessidades do jovem em busca de autonomia. Estes laços podem propiciar comportamentos adequados e seguros diante da construção da identidade pessoal e profissional.

Pesquisadores apontam também, que diversos aspectos podem influenciar na escolha profissional. Seja financeiro, por status, realização pessoal ou familiar, no entanto a família, que é considerada como um dos principais fatores de influência, pode tornar fácil como também difícil a passagem por este processo de decisão.

Para aqueles que não têm ideia do que fazer em relação à escolha profissional, é preciso procurar ajuda especializada. O psicólogo pode contribuir no processo de autoconhecimento através de um conjunto de instrumentos. Eles ajudam a levantar características de personalidade, interesses e capacidades cognitivas importantes para auxiliar os vestibulandos, aliviando sentimentos de ansiedade mobilizados por esse momento de mudanças.

Por Amanda Hasse – Psicóloga da Equipe Psicotér

Quer fazer um teste vocacional? Agende uma avaliação gratuita

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Posts Relacionados

Confira os assuntos de maior interesse

Avaliação Psicológica Bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.