Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

“Você se preocupa demais”

Categoria: Ansiedade, Estresse

homem preocupadoQuantas vezes você já ouviu “você se preocupa demais”?

Às vezes nós mesmos afirmamos que temos preocupações exageradas ou que antecipamos futuros acontecimentos, bem como supomos situações pessimistas. As preocupações surgem a partir das experiências, dos relatos e dos sentimentos que temos. Além disso, alguns fatores contribuem para uma mente vasta de preocupações. Bem como a desorganização, a sobrecarga de tarefas, o acúmulo de problemas não resolvidos, a falta de momentos relaxantes, o mal descanso do corpo e da mente, entre outros, e podem causar impactos físicos e psicológicos.

Já foi comprovado por diferentes estudos dermatológicos que o estresse é um estímulo às glândulas causadoras de acne. As espinhas então podem aparecer tanto em adolescentes, quanto em adultos. Acima dos problemas de estética, preocupações exageradas podem causar dores musculares, de cabeça, crises de ansiedade, entre outros fatores negativos. Porém, como é possível se preocupar menos?

O ambiente que você trabalha, mora ou convive deve ser agradável a você, então fazer algumas mudanças pode contribuir para sua mente mais tranquila. Um bom começo é doar móveis que estão sobrando, roupas, sapatos, objetos decorativos e livros que você não tem mais interesse. Além de tornar o seu ambiente mais clean, isso oportuniza alegria a quem os recebe. Usar uma cor que você gosta na pintura do seu quarto também pode facilitar o seu repouso, cores claras como azul ou verde passam a sensação de calma e relaxamento.

Manter uma organização de prioridades, data de afazeres e compromissos é importante para esclarecer a ordem dos seus deveres e então fugir da pressão de “tenho muita coisa pra fazer e não sei por onde começar”. Listas, agenda ou lembretes podem ser um bom caminho para manter atenção em tudo sem a sensação de que as tarefas estão perdidas na sua cabeça.

Não queira abraçar todas as causas que encontrar, porque provavelmente você vai encontrar muitas. Foque no que você consegue fazer e lembre-se de que você pode ajudar os outros, mas sem prejudicar o seu bem-estar. Questionar-se é importantíssimo em diversos momentos; tanto para confirmar se você realmente quer iniciar novos projetos; quanto para analisar se as suas preocupações não são exageradas.

Em relação a que ou a quem você mais demonstra preocupação?

Trabalhe em cima dos motivos de preocupação, você não precisa fazer isso sozinho. Trilhe os caminhos que podem deixar você mais relaxado, lembre que não precisamos tentar prever o futuro.

Se você se sente incomodado com muitas preocupações, busque uma psicóloga.
A Terapia Individual pode ser iniciada com flexibilidade de horários. Entre em contato conosco através desse link e agende sua avaliação gratuita.
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: