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Como parar de problematizar os seus problemas?

Categoria: Comportamento, Motivação/Dicas

Com treino é possível aprender a deixar ir aquilo que já não importa na nossa vida.

Desenvolver a capacidade de desapegar-nos dos acontecimentos dolorosos é fundamental para conseguirmos recuperar o equilíbrio emocional.  De uma forma geral todos nós temos tendência para focar a nossa atenção nos aspetos negativos da nossa vida. Mas quando isso é tão profundo que impede que possamos desfrutar das coisas boas que temos, torna-se um tormento.

Certamente que alguns dos nossos problemas são importantes e merecem a nossa atenção e energia. Precisamos abrir espaço para uma atitude de honrar isso. Ao mesmo tempo, não deixar que tomem de assalto a nossa vida. É uma ideia paradoxal, mas mantendo estas duas atitudes simultaneamente é a fonte para o equilíbrio emocional. Desenvolvemos um senso de respeito para com todas as coisas, juntamente com a capacidade de deixar ir. Por isso, não devemos menosprezar os problemas. Por outro lado não devemos colocar fogo neles até que se transformem numa batalha sem tréguas.

Quando você começa a ver a vida sob o ponto de vista de que a grande maioria dos acontecimentos é a natureza da vida a expressar-se, e que as coisas não estão “contra você” ou “tentando atacá-lo”, provavelmente irá permitir-se a relaxar e a encontrar espaço mental para ser mais positivo e mais grandioso. Você pode aprender a relaxar o seu corpo e a diminuir a ansiedade e angústia.

Tem um nó no seu estômago, pode apenas relaxar. A parte de trás do seu pescoço está tenso, pode apenas relaxar. A sua mente está agitada, pode apenas relaxar. Quando desenvolvemos a capacidade de promover boas sensações no nosso corpo, ficamos numa posição mais confortaveis para enfrentarmos os problemas que nos surgem na vida sem lamentações vitimizantes.

Ao conseguirmos relaxar o corpo e a mente mais facilmente conseguimos aceder à nossa consciência; ficamos menos propensos a influenciarmo-nos negativamente pelas emoções do momento, e assim podemos experimentar a quietude. A grande maioria de nós consegue experimentar este estado de forma natural. Por exemplo, quando estamos sozinhos a contemplar algo que gostamos, ou quando estamos a realizar uma caminhada, ou olhando pela janela observando o infinito.

Aprender a relaxar e a acalmar a mente entrando num estado de quietude, é realmente a essência para deixar ir a dor advinda dos problemas que nos atormentam. A prática de saber relaxar e ficar totalmente em quietude no momento presente, permite que você seja capaz de experienciar o seu coração a bater forte, a sua preocupação ou a sua angústia sem perder a noção da sua essência.

Sempre que algo idêntico ocorrer, você pode fazer uma breve pausa, relaxar, tranquilizar a sua mente e perceber a forma como se está sentindo fisicamente e mentalmente, e em seguida, conectar-se a si mesmo, ao seu ser mais amplo. Esta é uma maneira de aceitar o que está acontecendo com você no momento presente, sem problematizar.

Você pode ter uma dor nas costas, uma dor de estômago, pânico, raiva, impaciência, calma, alegria, seja o que for, podendo apenas observar a forma como se manifesta em você, sem rotulá-lo de bom ou ruim, sem dizer se você deve ou não estar sentindo-se assim, sem problematizar. Ao observar o que está acontecendo, com abertura e aceitação, você pode ir mais além com curiosidade e coragem, orientado por si mesmo em consciência. Eu chamo este passo de “salto da consciência”.

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