Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Inverno te Deprime?

Categoria: auto conhecimento, Depressão

Não é a toa que os lugares do mundo que tem as menores temperaturas apresentam os maiores índices de pessoas com depressão. Há muitas pesquisas atuais me correlacionam esses indicadores que o inverno deprime mais ainda.

O inverno é a estação do ano mais fria. Os dias são mais escuros, nublados e cinzentos pela ausência de sol. Além disso, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Não há luminosidade natural, afetando a qualidade de vida das pessoas; provocando alterações físicas, fisiológicas e emocionais.

No turno da noite, na ausência de luz, o cérebro produz um hormônio chamado melatonina. É hormônio responsável por regular diversas funções importantes do corpo humano. O aumento de melatonina causa:

  • Sonolência, preguiça, fadiga, apatia;
 
Diminuição da energia;
 
Falta de motivação;
 
Aumento de apetite;
 
Dores de cabeça e no corpo;
 
Sensação de tristeza;
 
Ansiedade;
 
Irritabilidade e mau humor.
 
É necessária a avaliação de um especialista para verificar se os sintomas ocorrem especificamente no inverno ou se eles são agravados nessa época do ano. Chama-se Transtorno de Humor Sazonal ou Depressão de Inverno.
 

A intensidade dos sintomas varia de acordo com cada pessoa e com a produção de melatonina, reduzindo significativamente na primavera. Dependendo da gravidade, trata-se a depressão com psicoterapia e medicação.

 
Uma forma de prevenir a Depressão Sazonal é ter contato com o sol, protegendo-se contra os raios ultravioletas (UV), e se expondo a luminosidade natural presente em muitos dias de inverno. Fazer caminhadas ao ar livre, praticar um esporte coletivo, manter atividades físicas regulares, pois eles estimulam a produção de endorfina no organismo, o hormônio responsável pela sensação de prazer.
 
Certamente manter os hábitos de vida saudáveis são fundamentais em qualquer época do ano. No entanto, no inverno o desafio é muito maior. Essa estação fria e escura vai exigir muito mais coragem, determinação e esforço para você conseguir manter o equilíbrio, o bom humor e as realizações no dia a dia.
 
Contudo, é possível reconhecer os motivos que deixam as pessoas deprimidas nessa época do ano e buscar ajuda, recuperar o bem estar físico e psicológico, até mesmo no inverno!
 
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: