Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Como deixar de se preocupar com problemas?

Categoria: Autoconhecimento, Comportamento

Por que esta atitude é tão importante às vezes? 👇

Tô nem ai O problema tem o tamanho que cada um dá pra ele. Isso porque todo mundo tem suas dificuldades, o que incomoda, do que gostaria de se livrar ou o que não gostaria de ter que lidar. Todo mundo tem suas forças e fraquezas e cabe a cada um encarar seus problemas do modo mais funcional possível.

Só que nem todos os problemas são grandes obstáculos. Muitas vezes, colocamos muita energia em coisas que não merecem tanta atenção e sofremos, pois o que poderia ser somente um percalço vira um monstro que nos tira a paz e a felicidade.

Muitas vezes, podemos evitar que um problema cresça apenas parando de preocupar-nos com ele. E como se faz isso? Dizendo para nós mesmos: “to nem aí”! Tô nem aí é dar menos poder ao problema, fazendo com que ele não nos tire tanta energia. Deste modo, podemos lidar com ele de modo mais fácil.

Não é uma frase mágica, ela apenas contribui para que enxerguemos o problema do tamanho que ele é de verdade, nem maior, nem menor. Não estar nem aí para uma coisa é falar para nós mesmos que, naquele determinado momento, aquela coisa não vai nos tirar a paz.

Ninguém resolve seus problemas perdendo uma noite de sono, pelo contrário, criará outro problema para si: estará cansado e estressado no dia seguinte; a ansiedade não ajuda na tomada de decisão, pelo contrário, ela cega e impede que a pessoa pense de modo racional; discutir com alguém não fará a pessoa mudar de opinião ou concordar conosco, sequer vai acalmar. Poder deixar o outro falar sem revidar pode ser um modo de evitar maiores incomodações.

Mas então a gente não deve enfrentar os problemas?

Devemos, sim, mas cada um em sua hora. A briga com o chefe não será resolvida depois do expediente, as notas baixas do filho não serão resolvidas durante o filme no cinema, a briga com o marido não será resolvida durante o happy hour.

Além disso, existem problemas que podemos resolver e outros que não podemos. É mais ou menos como escolher as batalhas que vamos querer lutar. Nem todas as batalhas são nossas e, algumas vezes, brigamos por coisas que nem são problemas para nós.

Dizer “to nem aí” algumas vezes pode ser libertador, pode contribuir para que enfrentemos nossas dificuldades de modo mais leve e que possamos escolher as nossas batalhas. É um modo de tirar o peso dos problemas de nossas costas, um modo de desligarmos por algum tempo, a fim de podermos, inclusive, pensar sobre os problemas de modo mais coerente, mais calmo e de maneira mais clara.

Este exercício pode ser feito diariamente, em cada pequeno problema que surge. Cada um lida de um modo diferente com as adversidades. As pessoas mais felizes são aquelas que são capazes de não dar tanta importância a alguns problemas. Assim, elas se concentram em outros, que, para elas, são mais importantes.

Quando aprendemos a dizer “tô nem aí” para algumas coisas, pessoas, pensamentos e situações, passamos a perceber as soluções para aquilo que nos angustia de modo menos difícil, passamos a ter menos incomodações e menos incertezas. Estar aí para o que é importante requer que aprendamos a não nos incomodar com o que é menos importante, com o que não conseguimos resolver e com o que precisa de tempo para ser solucionado.

E como vou saber quando não me preocupar tanto? Você pode fazer o exercício de, por alguns minutos, analisar o cenário da situação; verificando as possibilidades de solução e o que é preciso ser feito. Pode anotar tudo que pensa para poder pensar de novo depois.

Poder não se preocupar tanto é uma mudança de pensamento e de comportamento, que requer treino e tempo. Cada um pode encontrar as formas de desligar-se de suas preocupações e viver de modo mais calmo e feliz.

Caso você não consiga se desligar de seus problemas e perceba que está cada vez mais estressado e cansado, a psicoterapia é um modo de aprender a lidar com as adversidades da vida de modo mais funcional. Um psicólogo poderá te ajudar a dizer para determinados problemas:

“não estou nem aí para você”!

Por Anne Griza – Psicóloga da Equipe Psicotér

Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre com atendimento presencial, online e domiciliar.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: