Mas na verdade o que é e qual a importância do autoconhecimento? Significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo, uma investigação, o comportamento de se analisar.
A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle das suas emoções independente de serem positivas ou não. Faz com que a gente se movimente através de um saber próprio e proporcionar construções e desconstruções na nossa vida.
Pode estar relacionado a um projeto pessoal onde o sujeito busca uma realização mais positiva de vida. Fazer você entender melhor Que é? O que quer? E como chegar lá? Muitas dúvidas surgem através destas perguntas podendo gerar questões existenciais.
Ele pode transformar?
Autoconhecimento é um processo que transforma a sua vida onde é possível mergulhar na busca do verdadeiro “eu”. Descobrir suas características principais, suas forças internas, seus desejos mais escondidos. Possibilitando trabalhar conflitos e resistências, nossos fantasmas, aquilo tudo que reprimimos. D
essa forma interagindo com você, desenvolvendo e descobrindo possibilidades e potencialidades, uma conexão com a sua consciência na busca da sua realização.
Como buscar essa realização?
Aumentando a auto-estima, a forma como encaramos as adversidades do dia-a-dia. Pois buscar a auto-realização, enxergar de forma consciente uma situação e ser possível mudar o olhar sobre ela, envolve uma auto-afirmação capaz de avaliarmos nossos sentimentos, convicções, valores e crenças sobre tudo o que nos foi ensinado.
Concluir que não somos somente aquilo que a sociedade acredita ser sobre nós. A simples percepção vista pelos olhos dos outros, e também não somos a pessoa engessada que construímos que possuem máscaras protetoras e escudos de defesa usada nos momentos ou naquelas imagens distorcidas que temos sobre nós.
O medo de falhar, o receio de não conseguir ou a raiva por não alcançar os resultados que queremos e sonhamos. Portanto culpamos os outros por esses comportamentos e emoções disfuncionais que temos, não admitindo ser uma questão somente nossa.
Importância do autoconhecimento | Mas como encontrar esse próprio “eu”?
Precisamos aprender a tirar as nossas máscaras que estão internalizadas, enraizadas. Olhar dentro da nossa consciência como se fosse um espelho e deixar o reflexo desses comportamentos disfuncionais que temos guardados sair. Conhecer o que temos de melhor, o que nos motiva.
Os recursos que usamos para elevar a nossa auto-estima. Entretanto devemos lembrar sempre que toda mudança é acompanhada da desconstrução do que há de pior em nós. O primeiro passo do processo de mudança e aceitar e compreender o porquê pensou e agiu de certas maneiras.
Sofremos porque não entendemos o que sentimos e jogamos na emoção, comportamento, despejamos essa energia seja ela da forma que for canalizada em cima de nós.
Porque o autoconhecimento pode mudar a forma como eu encaro os meus problemas?
Porque que quando analisamos, refletimos sobre quem realmente somos, frutos dos desejos de ser e das repreensões impostas, passamos a enxergar o verdadeiro “eu”. Nos satisfazermos mais com os prazeres externos, amor a quem realmente somos, e acreditar na nossa capacidade.
E entenderemos que nem tampouco precisaremos da aprovação dos outros. Mas para tudo isso começar acontecer e necessário sairmos da nossa zona de conforto. Isso pode gerar sofrimento, ansiedade a readaptação, um gasto de energia grande para encarar a consciência, paciência, para enfrentar paradigmas e hábitos e muitas vezes questionar se vale à pena.
O Psicólogo pode me ajudar nessa busca pela importância do autoconhecimento?
Sim o psicólogo pode te ajudar nessa caminhada cheia de pedras há buscar a importância do autoconhecimento. Pois como proposta de investimento ajudará a catalisar os processos de mudanças, as descobertas, os resultados encontrados.
Então, esse profissional fará com que você indaga, pense, questione, saber as descobertas, perceba as mudanças e respostas existenciais. Fará com que você, e somente você, conclua as suas descobertas, observe seus pensamentos e comportamentos, promover insights e desenvolver habilidades de mudanças.
Gabriela Bandeira Pereira – CRP 07 27940
Psicóloga Clínica