desejo de ser feliz é inato no ser humano e, embora seja uma busca constante, nem sempre os resultados são positivos e as decepções levam muitos a concluir que a felicidade não existe.
A felicidade é um estado de alma, para encontrá-la precisamos cultivá-la em nossas vidas, nesse sentido algumas ações diárias fazem um grande efeito:
1. Seja um incentivador de pessoas
O que você faz pelos outros se reflete na sua própria vida. Pessoas muito críticas acabam se tornando sisudas, chatas e tristes. Se você motiva as pessoas ao invés de criticá-las, você se envolve nessa emoção e se motiva também. Assim, incentivando pessoas todos ganham, inclusive você.
2. Cultive a aceitação
Nem tudo na vida é do jeito que você gostaria, aceite isso, revolta só traz tristeza. Isso não significa ser passivo diante do que se deseja, precisamos lutar muito e isso também é fonte de felicidade, mas também precisamos encarar a realidade quando algo não depende de nossas ações. Se nada há para fazer, devemos serenar nossas mentes e buscar realizar o que nos compete.
3. Conviva com pessoas felizes
Priorizar as pessoas felizes no nosso convívio é muito importante para mantermos a serenidade da alma. Pessoas que colocam o ser acima do ter, que valorizam o caráter e vivem despreocupadas com aparências e futilidades são as melhores companhias para quem realmente quer ser feliz. Claro que nem sempre será possível afastar-se de pessoas negativas, então fique atento(a) e busque influenciá-las e nunca ser influenciado por elas.
4. Priorize a si mesmo
Vivemos num mundo em que a velocidade é sinônimo de competência, tudo é muito rápido e o acúmulo de informações e obrigações causa grande estresse. Encontre um momento do dia para desligar-se de tudo isso, faça meditação, oração, interiorize-se, escute uma música, qualquer atividade que produza serenidade em sua alma. Nesse momento desligue-se dos aparelhos eletrônicos e sintonize você mesmo, é o tempo para recarregar as suas baterias. O trabalho e as responsabilidades são muito importantes, mas lembre-se de que o primordial é estar bem para desenvolvê-los.
5. Tenha bom ânimo
Todo mundo passa por momentos difíceis, pessoas felizes encaram isso como desafios a serem vencidos e se colocam de forma otimista diante deles. Lamentações, sentimentos de ingratidão e indignação produzem amargura. Determinação e disposição é o que torna as pessoas aptas para a felicidade, independente das adversidades.
6. Seja gentil
A gentileza é grande fonte de bem-estar e pode ser desenvolvida em muitos momentos do dia em qualquer relacionamento e até mesmo com estranhos. Durante o dia temos muitas oportunidades para ser gentil, afinal convivemos com muitas pessoas e só precisamos prestar mais atenção nelas. Um sorriso, um abraço, um socorro ou mesmo um ombro amigo são ações capazes de proporcionar grande satisfação íntima. Vale lembrar também que trabalhos voluntários são comprovadamente fonte de alegria e serenidade.
7. Pratique a gratidão
Seja uma pessoa grata não apenas manifestando seus agradecimentos. Mas vivendo a gratidão através de atos que representem genuinamente o seu sentimento. Quando a gratidão é uma atitude você se torna mais otimista. Também mais forte e enfrenta com serenidade tanto os bons como os maus momentos da vida. Ser grato é escolher reverenciar o que há de melhor, valorizando o bom e belo na vida.