Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Como vencer as adversidades da vida?

Categoria: Autoconhecimento, Motivação/Dicas

Certamente você já passou por alguma situação em que se perguntou “Por quê?”.

“Por que tenho que enfrentar tanta dor?”, “Por que há tanta maldade?”, “Por que ele(a) se foi tão cedo?” ou “Por que a vida tem que ser assim?”. Acredite, essas perguntas, e suas variações, são muito mais comuns do que você imagina. Já as respostas, em muitos casos, permanecem ocultas por muito mais tempo do que o desejado. O caso é que as adversidades batem às portas de qualquer ser humano.

Adversidades gerais e pessoais

A sociedade atual tem vivido uma das épocas mais espetaculares e, ao mesmo tempo, mais dramáticas da história. Enquanto fontes de conhecimento estão mais acessíveis, e a tecnologia tem facilitado a vida das pessoas, e lhes proporcionado mais oportunidades, a violência, as doenças e a intolerância também evoluíram e ganharam mais espaço.

São muitos os sofrimentos da população de Minas Gerais e estados vizinhos com o desastre causado pelo rompimento das barragens de Mariana. Ao mesmo tempo, a Europa, e muitos outros lugares do mundo, estão agora com um temor sem precedentes originados pela intolerância de comunidades extremistas, medo que vivem também pessoas que se obrigam a sair de seus lares em busca de paz. Muitos, no entanto, não conseguem atingir esse objetivo, porque morrem no meio do caminho, ou perdem seus familiares.

Ao falar de adversidades que afetam as pessoas em escala global, nacional ou regional, como terrorismo, catástrofes naturais, violência e epidemias, não posso deixar, no entanto, de dar o mesmo valor às adversidades pessoais, aquelas que podem não afetar necessariamente mais ninguém além de quem as vive, mas são igualmente ou, em alguns casos, até mais intensas.

Enfrentar as adversidades

Apesar de os problemas gerarem muito sofrimento e geralmente desânimo, é possível e provável que você tire grandes lições deles. É possível que você não enxergue essas lições enquanto estiver passando por momentos difíceis.  Sua mente estará focada no presente e não nos resultados, que só virão no futuro. Por isso, é imprescindível que você tome algumas atitudes:

1. Reflita sobre outros momentos

Relembre situações passadas em que você deu a volta por cima; apesar de muitas vezes ter pensado que seus problemas não tinham solução.

2. Tome exemplos de pessoas que você admira

Pense em pessoas boas, cuja história de vida seja admirável e observe que aquela pessoa certamente já passou por situações difíceis também, mas conseguiu enfrentá-las com determinação. Um dia, quem sabe, sua história de vida também seja inspiração para alguém.

3. Procure enxergar algo bom da situação

Eu sei perfeitamente bem que não é fácil tirar algo bom de determinadas situações, especialmente se a adversidade é recente, ou você ainda está passando por ela. Mas se você tentar enxergar seus problemas por uma perspectiva maior do que o tempo presente, quem sabe você entenda que aquela situação poderá servir como experiência e moldará você para algo que ainda virá.

4. Lembre-se que as adversidades fazem parte

Eu tinha uma amiga que para quase tudo dizia “não se preocupe, faz parte”. Às vezes achava graça, às vezes, sinceramente, essa frase me irritava, mas algumas vezes, realmente fazia sentido, especialmente quando ela falava sua frase de guerra depois que eu havia relatado algum problema. Na hora, claro, eu só balançava a cabeça, mas depois eu ponderava sobre essa simples, porém, profunda verdade. As adversidades fazem parte da vida de qualquer pessoa e, mesmo que não entendamos a razão de elas acontecerem, elas sempre têm algo valioso a nos ensinar.

Aprender a lidar com as adversidades da vida de modo positivo pode ser inicialmente difícil, principalmente quando não se sabe por onde iniciar ou buscar a ajuda, mas é fundamental que se tenha em mente a importância e grande diferença que uma atitude otimista em relação aos obstáculos pode fazer em nossas vidas.

Se você não sente confiança de que possa fazer isso sozinho, é interessante que procure a ajuda de um psicólogo credenciado, um profissional sempre pode auxiliar, além da psicoterapia ser um ótimo momento para se trabalhar dificuldades pessoais.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: