Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Ciúme doentio! Você é um ciumento patológico?

Categoria: Comportamento, Psicoterapia de casal, Relacionamentos

Um dos maiores motores de uma relação destrutiva é, certamente, o ciúme. Porém atenção, ele é traiçoeiro e até uma doença.

Imagem - Ciúme

O ciúme é uma emoção inata do ser humano e é visto como algo muito corriqueiro, pois todas as pessoas de alguma forma já o vivenciaram. Entretanto, sua inexistência ou exagero podem atrapalhar o relacionamento e significar um ciúme doentio.

Frequentemente surge no momento em que uma pessoa sente que um concorrente (real ou imaginário) começa a obter as atenções da pessoa querida. O indivíduo sente uma cominação frente a um relacionamento muito valorizado, fato este que oferece risco à sua segurança afetiva, ou seja, a possível perda do ser amado.

Enquanto isso, o ciúme…

O ciúme anormal ou patológico é uma aflição surpreendentemente potencializada definido por comportamento exagerado, louco, obsessivo e invasivo. A maior parte dos ciumentos patológicos são indivíduos normais, sem características de enfermidade psicótica. Frequentemente não aceitam que possuem uma dificuldade.

Dessa maneira, se a intenção que está por trás é a de cuidar, proteger, ok. O problema é no momento em que se torna excessivo, por amor-próprio.

Neste ponto nasce o ciúme doentio…

Diante desta emoção intensa a pessoa começa a ter comportamentos obsessivos e incontroláveis para medicar suas dúvidas, tais como:

Afirmar se a indivíduo está no local no qual informou que estaria e se de fato e se está com quem disse que estaria, violar correspondências, além de aferir bolsos, bolsas, carteiras, recibos, trajes íntimos, contrata detetives particulares, etc. Estão frequentemente procurando provas e confissões que confirmem suas suspeitas porém, mesmo dessa maneira as dúvidas permanecem, isso quando não aumentam cada vez mais, já que a declaração do outro de modo algum é detalhada ou fidedigna em comparação ao que o possessivo espera.

Quais são os motivos do ciúme doentio?

O ciúme doentio pode manifestar-se nas relações interpessoais em diversas fases da vida e por vários causas.

A princípio pode manifestar-se por: dúvida, baixa autoestima, imaturidade emocional, ou seja, aspectos emocionais relativos à vida afetiva do indivíduo. Apurado a tudo isto o ciumento pode se espalhar pelo medo do abandono, da rejeição, da percepção de ausência emocional, de perda de controle e acima de tudo da forma como o casal conversa e enfrenta suas dificuldades.

Principais características de comportamento do possessivo doentio:

Tenta controlar freneticamente os desejos, comportamentos e sentimentos do companheiro;

Pavor excessivo de relacionamentos anteriores, o passado da outra pessoa incomoda;

Muitos questionamentos de controle e opressão;

Pensamentos desajustados, frequentes e repetitivos de desgosto;

Reações físicas infundadas e frequentes, como dores pelo corpo, palpitação, dor de cabeça, suor excessivo e tremor

Há uma repetição de comportamento como um vício: dúvida-desconfiança-chilique-culpa-carinho-“eu vou mudar ”.

Um indivíduo se submete a esse tipo de convívio por várias causas, algumas delas: baixa autoestima, submissão emocional, falta de referência de amor, culpa, emoções fantasiosas, falta de amor próprio, desvantagem … a listagem é generosa e leva em consideração as particularidades de cada um.

Procure auxílio profissional, seja porque você é o possessivo ou porque padece com o ciúme doentio do seu parceiro. São problemas de comportamento que você não poderá se livrar sem ajuda, acredite.

Inicialmente é necessário reaprender a relacionar-se sem o controle e libertar-se da ânsia da incerteza para viver a alegria de um relacionamento ” sadio “, no qual os dois possam participar momentos de confiança, sem ter que abrir mão de sua individualidade ao mesmo tempo. Com certeza isto é viável, basta desejar.

Resolva-se e seja feliz.

Psic. Lisiane Duarte da Silva – CRP 07/12563

Psicóloga Cognitivo Comportamental, Especialista em Gestão de Pessoas

 


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

(51) 4100-2513