Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Os benefícios psicológicos de um pet

Categoria: Bem estar, Psicoterapia

O melhor ainda está por vir!Quem não lembra com amor e carinho quando pensa no primeiro animal de estimação que teve na infância?

Certamente você pode recordar a emoção da descoberta, do companheirismo e do amor incondicional. Assim como a primeira lambida, o primeiro toque e as brincadeiras. Quem não se lembra desse ser querido e empático que enche os nossos corações de alegria? Que primeiramente nos faz compreender o que é a amizade verdadeira e a sensação de estarmos protegidos?

Ah, que saudades, até abri um sorriso ao relembrar de algumas cenas engraçadas! Essa é a sensação que um animal nos proporciona. Quem conviveu com animais na infância, certamente hoje são mais sensíveis a esses seres e aos acontecimentos do mundo, pois aprenderam desde pequeninos a se importarem com os outros.

Hoje em dia, as pesquisas comprovam que as crianças que conviveram com animais de estimação, apresentam maior responsabilidade, sensibilidade e maior habilidade social, maior cooperação e organização. O animal possibilita o contato com outras pessoas e cria um ambiente saudável para as brincadeiras. Como resultado, as crianças também aprendem desde cedo a cuidá-los. Os animais requerem certos cuidados básicos, como alimentação, passeios, xixi e cocô, etc. Assim, as crianças desenvolvem mais rapidamente a cognição e se tornam mais espertas e também aprendem a compreender melhor os sentimentos dos outros.

Na interação da criança com o animal há uma cumplicidade, eles estão unidos pela alegria, pelos momentos bons que passam juntos, pelas confidências e pelo sentimento de ter sempre um amigo por perto. As pesquisam apontam que esses laços trazem a criança uma estabilidade emocional e um amadurecimento compatível com sua idade, tirando-os do isolamento e gerando novas possibilidades. Quem convive com um animal tem maior índice de liderança a altruísmo e menos problemas comportamentais e de ansiedade.

É claro, que os pais devem ensinar as crianças a noção de dever e responsabilidade. Os pais devem encorajar na criança, por meio do animal, comportamentos responsáveis e de disciplina. Os animais podem unir a família, onde momentos de aprendizagem e troca podem ser compartilhados.

A criança quer dar o que ela recebe: carinho e proteção. Assim, ela desenvolve maior responsabilidade e isto influenciará positivamente o seu crescimento, dependendo menos de seus pais, tornando-a mais autônoma e extrovertida.

O que os animais têm a oferecer:

·        Ligação com a natureza;

·        Oportunidade para desenvolvimento de sentimentos positivos;

·        Senso de responsabilidade;

·        Reforço da autoestima e segurança emocional;

·        Socialização;

·        Contato – troca de afeto;

·        Amor incondicional, sem julgamentos;

·        Prazer em rir e brincar com o animal;

·        Sensação de conforto e bem-estar;

·        Estímulo mental, físico e emocional,

·        Lembranças de memórias passadas.

 


Muitas vezes as pessoas não conseguem se adaptar com a chegada de um novo integrante na família e acabam não usufruindo dos benefícios que um animal de estimação pode trazer. Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.

 

 

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: