Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Ansiedade – como surge esse sentimento?

Categoria: Ansiedade, Doenças e Transtornos

Todos nós já experimentamos em algum grau.  Para facilitar que você se identifique com essa sensação, segue a descrição de ANSIEDADE , segundo o dicionário  Aurélio:

Desconforto físico e psíquico; agonia, aflição, angústia. Desejo intenso e impetuoso; impaciência, sofreguidão, avidez. Ausência de tranquilidade; medo, receio.  Condição emocional de sofrimento, definida pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça, diante da qual o indivíduo se acha indefeso.”

Quando ela surge?

Imagem descrição - ansiedadeGeralmente a ansiedade surge nos primeiros anos da infância. Algumas teorias sugerem que tanto a pré- disposição genética (temperamento) quanto o meio ambiente podem contribuir para o surgimento.

A ansiedade resulta de um certo estilo de comportamento. Ela não pode ser ‘’transmitida’’ e não é considerada doença quando não causa prejuízo a pessoa que a sente. Seria como se nós criássemos um estado fisiológico, psicológico e emocional de ser ansioso, nos comportando de forma apreensiva. Sendo assim, não é algo para se temer.  Na verdade, ter medo é uma parte vital do mecanismo de sobrevivência do corpo. Podemos ficar com medo e sentir ansiedade quando acreditamos que nós, ou alguém ou alguma coisa que nos interessa, pode estar em perigo.

Porém, a ansiedade pode se transformar em um transtorno (termo usado para descrever quando um comportamento traz prejuízo no funcionamento normal) quando começamos a nos  preocuparmos demais interferindo no nosso estilo de vida normal e nos impedindo de termos uma vida saudável.

As preocupações e as expectativas exageradas em situações desconhecidas ou até mesmo conhecidas começam a resultar de forma negativa; tais como sintomas físicos que incluem tensão muscular, cólicas estomacais, dores de cabeça e micção frequente.

Este tipo de Transtorno é mais conhecido como Ansiedade Generalizada. Se não for devidamente identificada e abordada poderá se transformar em distúrbios. Tais como:  ataques de pânico, transtornos obsessivos , fobias e depressão.

Geralmente os Transtornos aparecem por razões específicas e têm razões definitivas porque eles persistem. Uma vez que essas razões são identificadas e devidamente abordadas, transtornos de ansiedade, juntamente com suas sensações e sintomas, podem ser atenuados.

A maneira mais eficaz de descobrir de onde esta vindo a ansiedade é com a combinação de auto-ajuda , boa informação ,  treinamento e acompanhamento psicológico.

É tentador fugir da ansiedade ou tentar eliminá-la inteiramente de nossa vida. No entanto, isso significaria rejeitar parte de nossa natureza humana. A ansiedade pode fornecer uma oportunidade (indesejada) de avaliar não apenas as escolhas específicas que estamos fazendo, mas a maneira como vivemos nossas vidas. Mais fundamentalmente, a ansiedade volta nossa atenção para o que consideramos a maior tarefa na vida, que é tornar-se quem somos. Nós nos tornamos alguém quando agimos. Ou seja, formamos nossas identidades tendo e agindo em nossos princípios; compromissos; esperanças e sonhos e aprendendo a lidar de forma saudável com a ansiedade.

Por  Manuela Goulart – Psicóloga da Equipe Psicotér

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita para psicoterapia, Online ou Presencial, com um Psicólogo ou Psicóloga em Porto Alegre. Temos a garantia do melhor atendimento e psicólogos de Porto Alegre altamente qualificados.


Se identificou com o assunto deste post?
Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!


Seu nome*
Seu e-mail*
Seu telefone

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Entre em contato para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS ou tirar dúvidas.

';