Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Alegria e Felicidade

Categoria: Autoconhecimento, Emoções e Sentimentos

Já se deu conta de que, na maior parte do tempo, estamos tomando decisões para escolher entre os caminhos que nos fazem satisfazer uma preferência e aqueles que dão conta de nossas necessidades?

Indo mais além, será que você ainda é capaz de separar essas duas dimensões da sua vida? Ou a percepção sobre o que de fato é necessário para sua existência já está desligada? Essas duas questões podem parecer muito específicas, mas estão ligadas diretamente aos conceitos de alegria e felicidade.

Quando optamos por adquirir o último modelo de celular do mercado ou passar as férias na praia mais badalada do momento, por exemplo, nosso pensamento está focado em atender às preferências. Podemos viver sem uma algumas coisas, mas temos sensação de que a ausência desses momentos torna os dias mais triste. Em outras palavras, estamos em busca do que pode trazer sensações prazerosas. Mesmo que isso custe caro. Seja do ponto de vista do esforço empregado no trabalho para gerar o montante de dinheiro. Sejam os sacrifícios emocionais exigidos.

Tendo como referência a realidade do ambiente de trabalho, essa situação fica bem clara quando temos a chance de conhecer profissionais que estendem sua jornada diária até altas horas não por estarem em busca de um objetivo ligado à carreira, mas, sim, da aquisição de um bem material. Por estarem de olho apenas no final do caminho, deixam de prestar atenção em sua saúde. A qualidade dos relacionamentos afetivos pode ser afetada. Quando percebem, muitas coisas mudaram sem que tivessem se dado conta.

A felicidade nasce de outra forma: é um conjunto formado pelas necessidades, físicas e mentais, e nossas realizações. Assim, ter momentos de diversão com os amigos é muito importante. Tão quanto tomar água durante o dia, ainda que por motivos claramente diferentes. Por mais simples que essa afirmação pareça, há muitas pessoas deixando suas necessidades de lado; em busca de sonhos que são entendidos como prioritários.

Pense: quantas vezes já não viu um colega do trabalho deixar de ir ao banheiro ou de comer para finalizar uma apresentação atrasada? Veja bem, não estamos falando de ter uma vida regrada e limitada ao arroz com feijão. Estamos falando em uma filosofia de vida. Questione-se a todos os instantes se algo é realmente necessário para sua satisfação.

Cada indivíduo tem uma gama única de necessidades. Isso dificulta comparações entre o que é necessário para mim e para você. Por isso, é importante investir no autoconhecimento. Ele trará as respostas certas nos momentos em que tiver que fazer uma escolha. Contrariando o que grande parte da população pensa, a felicidade não é um estado de espírito que dura por muito tempo. Já que estamos em constante transformação, nossas necessidades também se alteram com o desenrolar dos dias. Assim, devemos estar com todos os radares ligados para identificar essas alterações e, mais uma vez, lançar-se à missão incansável de saná-las.

Quebrando com uma tradição de nossa sociedade, devemos deixar de escolher entre uma ou outra se quisermos chegar à vida plena. Somente quando temos bastante claro quais são nossas preferências e necessidades é que teremos condições de criar estratégias para concretizá-las de maneira simultânea e responsável.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: