Existem muitas táticas desagradáveis usadas para manipulação, mas há uma ferramenta surpreendentemente convincente que pode estar na sua mesa agora mesmo: o post it.
Em um estudo recente, o psicólogo Randy Garner, da Universidade de Houston, descobriu o poder de influência do post it. Garner percebeu que quando ele pedia ajuda a seus colegas por e-mail, eles eram muito mais propensos a realizar de fato a tarefa se ele reforçasse o pedido com um post it escrito a mão.
Em um experimento, Garner enviou inquéritos a três grupos separados de 50 professores (150 professores no total). Três grupos receberam três pedidos diferentes:
Grupo 1: recebeu uma pesquisa com um post it anexado pedindo o retorno do inquérito concluído.
Grupo 2: recebeu uma pesquisa com a mesma mensagem manuscrita na carta de apresentação em vez de um post it.
Grupo 3: recebeu uma pesquisa com uma carta de apresentação, mas nenhuma mensagem escrita à mão.
O que aconteceu?
Grupo 1: 76% dos professores devolveram o questionário.
Grupo 2: 48% dos professores devolveram o questionário.
Grupo 3: 36% dos professores devolveram o questionário.
Dua razões podem explicar o ocorrido. Em primeiro lugar o post it é chamativo, pois não é configurado da mesma forma que o resto dos papéis, o que o torna mais difícil de ser ignorado. Mas o verdadeiro poder do papelzinho colorido é que a mensagem é escrita a mão. Isso torna o pedido muito mais pessoal e faz a pessoa que o recebeu se sentir mais importante, logo realiza-se a tarefa imposta.