Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

O que é Psicoterapia?

Categoria: Psicoterapia

A  pessoa que encara o psicólogo como “médico de loucos” demora a buscar ajuda especializada. Muitas vezes, só irá recorrer a um profissional quando os problemas tornaram-se muito complicados.

Antes de mais nada, a psicoterapia é um processo de autoconhecimento. Ou seja, promove um maior desenvolvimento da percepção que o indivíduo tem de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos. Nem sempre as pessoas conseguem fazer essa auto-observação; sofrem porque muitas vezes desconhecem as razões de seu agir, pensar ou sentir-se. A isso, pode-se seguir uma sensação de vazio, raiva ou frustração.

Há uma enorme variação entre as pessoas quanto ao grau de autoconhecimento que possuem, pois essa habilidade vai sendo adquirida de acordo com a história de vida de cada um, que o fez estar mais ou menos atento a si mesmo, por razões diversas.

A psicoterapia não se resume ao tratamento dos sintomas já manifestos, e não há nenhuma restrição para se recorrer à psicoterapia em qualquer momento da vida em que o indivíduo sinta necessidade de se engajar em tal processo. Pelo contrário, ela busca fornecer subsídios para que a própria pessoa, entendendo melhor suas características, potencialidades e limites, previna a ocorrência de problemas psicológicos maiores.

Em minha experiência clínica, contudo, observo que mesmo quando as dificuldades surgem, aquela pessoa que encara o psicólogo como “médico de loucos” demora a buscar ajuda especializada, e muitas vezes, só irá recorrer a um profissional quando os problemas tornaram-se complicados o bastante a ponto de interferirem na dinâmica familiar, nos relacionamentos em geral ou produzirem sintomas tais como episódios depressivos, de ansiedade, stress, fobias, transtornos alimentares, etc.

Dentro da psicoterapia existem várias formações teóricas ou especialidades conhecidas como abordagens ou linhas de trabalho; cada psicólogo se especializa na abordagem com a qual mais se identifica. Não existe uma abordagem dentro da psicologia considerada a melhor; todas são eficazes desde que aplicadas adequadamente por profissionais especializados.

Psic. Lisiane Duarte da Silva

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: