A concentração está naturalmente associada ao sucesso. No entanto, para mantê-la podemos encontrar diversas barreiras que dificultam o alcance do nosso foco.
A rotina com muitos afazeres, as pessoas ao nosso entorno, a pressão social e outros compromissos facilmente nos levam à desistência de alguns objetivos e conquistas. Porém, é a partir da concentração e da persistência que atingimos grandes êxitos.
O máximo de rendimento dos atletas, por exemplo, vem da sua concentração, do seu treino, das suas repetidas tentativas e da paixão pelo que fazem. Estar focado naquilo que objetivamos é crucial para o nosso sucesso. A concentração deve estar em si e no que está sendo realizado, e não nos adversários, que podem servir como distrações na hora de alcançar o centro de um alvo.
É interessante termos alguma inspiração, alguém para usar como referência, e seguir nossa trajetória com o impulso por aqueles que nos orgulham, mesmo que eles não saibam. Contudo, as pessoas ao seu entorno podem servir como comparação para melhorar e aprender com elas, mas quem direciona o seu futuro é você. Você é o grande autor da sua história. E para conquistar o futuro desejado, diversas considerações são importantes.
A força do foco evita o desperdício de energias. Quem consegue manter a atenção está mais preparado para as melhores respostas e atitudes. E sem a auto-observação é impossível corrigir erros. Demonstrar pró-atividade e interesse por melhorias se encaixa perfeitamente em diferentes ocasiões: empregos, estudos, empreendimentos, planejamentos financeiros e até relacionamentos.
Você é muito melhor quando está concentrado. Não duvide da enorme capacidade que você tem. Questione-se: Quais metas se passam pela sua cabeça agora? Concentre-se naquilo que lhe fará bem hoje e amanhã, aprenda com os erros e não se deixe incomodar com as pessoas que não lhe acrescentam.
Perder o foco pode ser comum, mas não em excesso. Alguns pequenos fatos podem transparecer uma falta de atenção, mas essa desconcentração pode evoluir e atrapalhar o seu futuro. Não deixe que isso aconteça.