Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

FELIZ DIA DOS PAIS!

Categoria: Emoções e Sentimentos, Família

Ao ouvirmos “pai de família”, vem à cabeça é a imagem de um homem que sustenta sua família. Culturalmente, historicamente e, até mesmo socialmente, entendemos que quem educa e acolhe os filhos é a mãe, e quem provém o sustento e segurança é o pai. Porém essa realidade, um pouco fora de moda, não tem embasamento biológico. Os filhos não são mais apegados à mãe do que ao pai por instinto. Se existir o apego paterno: é pela forma com que cada um se comporta.

O vínculo afetivo entre pai e filho ocorre quanto o pai é participativo, carinhoso e educador; não um homem que chega do trabalho, senta-se em frente à TV e pede silêncio aos filhos porque está assistindo ao jornal.

Para grande parte das mulheres o comportamento maternal é estimulado desde a infância. Afinal desde cedo elas são incentivadas a brincar de boneca e casinha. Enquanto um menino que queira participar dessa brincadeira será desestimulado e logo apresentado a um carrinho, bola ou outro brinquedo “de menino”.

A participação do pai na vida de seus filhos influenciará, inclusive, em seu desempenho escolar e vida social. Estatísticas americanas sobre crianças com pais que participam da educação dos filhos:  Possuem 40% menos chances de repetir na escola; Possuem 70% menos chances de abandonar os estudos; Os filhos gostam mais da escola e se interessam mais por atividades extracurriculares;

Baseando-se nessas estatísticas, a participação do pai na educação da criança é muito importante. Através de carinho, suporte, informações, amor e disciplina, os pais colaboram para o sucesso da criança em sua vida adulta. Portanto, agradeçam hoje e todos os dias por todas as coisas boas que essas pessoas tão importantes fizeram e continuam fazendo por nós!

Feliz dia dos pais, equipe Psicoter.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: