Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

AUTOESCOLA: confira dicas para a prova!

Categoria: Comportamento, Motivação/Dicas

Certamente você já viu histórias de pessoas que tiveram dificuldade na hora da prova da autoescola, relatos de candidatos que tentaram muitas vezes sem êxito e acabaram adiando ou desistindo após algumas tentativas mal sucedidas, com certeza dificuldades geradas dentro da nossa mente.

Autoescola Todos nós temos aquele medo de ir mal na autoescola, além do medo e friozinho na barriga, que muitas vezes atrapalha.

As queixas mais frequentes no consultório são relacionadas à traços de personalidade e ansiedade de desempenho; o medo de errar e causar algum acidente, de ficar nervoso na hora da prova; esquecendo-se de fazer alguma tarefa, de travar e não conseguir ter um bom desempenho e rodar.

O fato de estar sendo observado causa insegurança e medo; principalmente num contexto onde existe a possibilidade de ser reprovado.

De fato a ansiedade poderá sim, comprometer os resultados na hora da provada autoescola assim como qualquer outra prova. A tensão pode ser intensa causando descontrole emocional e físico. O modo automático entra em ação, predominando um estado eufórico e impulsivo que o impedirá de pensar tranquilamente.

Algum nível de ansiedade pode ser comum; desde que consigamos ter equilíbrio e discernimento na hora de agir e autoconhecimento para entender como nos comportamos diante de desafios. Segue algumas dicas para ajudá-lo:

1⃣ Ter claro seus objetivos

Decidir realizar seu sonho e começar dirigir, poder sair com a família e amigos, ter liberdade de ir e vir, deixar de depender daquela carona básica, usar o carro como instrumento de trabalho. Saber o grau de importância e os objetivos vão te ajudar a ter determinação para a fase seguinte.

2⃣ Conhecimento

A parte teórica, sinalizações, conhecimento básico de mecânica e direção defensiva; se bem aproveitada vai te deixar mais seguro na hora de entrar no carro e começar praticar. Sugiro que leia o manual do carro que vais dirigir para saber a função de cada botão.

Se já tens carro, entre nele todo dia e estabeleça 30 minutos para ficar dentro dele; se familiarizando com tudo que o compõe, comandos que se comunicarão com outros condutores. Aproveite as aulas da autoescola, questione as dúvidas, estude em casa, estabeleça um tempo para estudar e assim reforçar teu conhecimento.

3⃣ Treinar

Você já estudou e está preparado para começar praticar, um professor paciencioso e calmo pode te ajudar e muito, mas caso não se adapte a didática dele, não tenha receio e peça para trocar de profissional. Lembre que é só praticar, o receio de errar e não saber se combate com mais prática, se errar recomece novamente, esse é o tempo de aprender, confie no teu ritmo, exercite mais e mais, se errar comece novamente.

Converse com teu instrutor para que te ajude nas tuas dificuldades, não tenha vergonha de expressar dúvidas. Também sugiro caso você sinta necessidade, agendar mais aulas de direção, por exemplo: para praticar baliza, estacionamento, subir lomba, entre outros comandos. Repita com determinação, é assim que se aprende, respeite o teu ritmo e siga em frente, treine no que tens dificuldade.

4⃣ Autoconhecimento

É fundamental conhecer o que te causa ansiedade e nervosismo, saber como lidar com tuas emoções. Se necessário recomendo buscar ajuda psicológica. Grande parte dos erros origina-se das nossas crenças e estado emocional.  Saber gerenciar as emoções e frustrações para desenvolver autoeficácia; aprender de fato a valorizar as pequenas conquistas em vez de subjugar-se negativamente.

5⃣ Tranquilidade

Tenha calma sempre, mesmo que te pareça difícil. Seja honesto consigo mesmo e pare um pouco; de um intervalo para colocar as ideias em ordem. Se as aulas práticas são diárias, de uma folga e recomece depois, você sentirá a diferença nas aulas posteriores e sua percepção irá ampliar. Descanse antes e depois das aulas, essa prática ajuda na liberação e troca de energia vital. Medite 15 minutos antes das aulas, fique em silêncio apenas, isso te ajudará a limpar a mente.

6⃣ Controle as expectativas

Você passou por várias etapas, agora está preparado para fazer a prova, confia em você e não nas expectativas das pessoas. Escolha pensamentos positivos, evite conversar com outros candidatos no dia da prova da autoescola, não fará diferença pra você saber em que erraram, pode te deixar mais nervoso ainda.

autoescola

Faça sua provada autoescola tranquilamente, ao entrar no carro pense em todos os recursos de segurança necessários; cinto, posição do banco, retrovisores ajustados, luz dianteira e traseira. Coloque em prática calmamente tudo que aprendestes, executando cada manobra solicitada. Esteja presente e pleno.

Acredito que podemos conquistar desafios, o abismo que criamos está na nossa percepção e a mudança de percepção ocorre no mesmo lugar onde existe esse abismo, é um deserto frutífero, cheio de possibilidades, então acredite mais em você e continue!

Quem está falando com você é Nina Guarnieri Psicóloga da Equipe Psicotér,

Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita. Atendimento presencial, online e domiciliar. Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre.

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: