Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Como sair de grupos do WhatsApp?

Categoria: Comportamento, Motivação/Dicas

2

Se você é o tipo de usuário que está sempre conectado no WhatsApp, provavelmente já deve ter se encontrado na seguinte situação:

Abrir o aplicativo e ter sido adicionado recentemente em um grupo, com múltiplas mensagens chegando durante o dia, o celular notificando desesperadamente sem que você possa dar conta de ler, ou sequer responder metade delas. Literalmente perdido no meio de tanta informação, muitas até mesmo desnecessárias.

Os tópicos são os mais diversos; grupos de família; dos colegas de trabalho; da turma da faculdade, dos amigos da época do colégio e até mesmo de desconhecidos que te adicionam em grupos sem que você tenha a menor escolha.

Felizmente, até podemos fugir daqueles grupos menos expressivos em nosso cotidiano… Por exemplo, os de empresas que tentam te fornecer ou induzir na escolha de algum produto, ou aqueles de eventos nos quais você não tem o menor interesse em comparecer. Mas o fato é que, com o passar do tempo, a falta de assunto ou o excesso dele e a quantidade de mensagens recebidas durante o dia chega ao ponto de te causar um grande desconforto e irritação.

Abandonar grupos e se livrar de desconhecidos pode ser uma tarefa muito fácil para alguns. Mas o que seu tio diria se não tivesse mais com quem compartilhar aquelas piadas toda segunda de manhã? E os parentes distantes que não param de enviar fotos dos seus primos de quinto, sexto e até décimo grau? Os colegas da faculdade ainda seriam solícitos em compartilhar conteúdos que você tenha perdido?

Agora a tarefa complicou, não é mesmo? Principalmente quando a tecnologia do aplicativo não colabora e você não vai conseguir sair de um grupo despercebido, porque o sistema notifica todo e qualquer usuário que deixa seus grupos. No entanto, o WhatsApp permite que você silencie os grupos por até um ano. Também pode habilitar a opção de não receber notificações, o que vai liberar espaço na sua barra de tarefas. Porém, se o que te incomoda são as imagens e vídeos desnecessários que ocupam a memória do celular, o sistema também disponibiliza que você opte por fazer o download das mídias manualmente, sem que elas baixem automaticamente, e você pode filtrar melhor o conteúdo que chega até a sua galeria.

Agora, se você já tentou todas essas opções, a nossa dica é que seja honesto e exponha os seus motivos; principalmente em situações onde os vínculos afetivos são mais estreitos.

O fato de você sair de um grupo não quer dizer que nunca mais vá falar com aquelas pessoas. Significa apenas que o conteúdo presente no grupo não é do seu agrado; ou te irrita de alguma maneira. É importante que isso seja trabalhado. Você não precisa chegar em um nível de irritação em que simplesmente decida sair de tudo sem qualquer explicação. Esse tipo de atitude pode chatear os seus amigos sem que essa seja a sua real intenção.

Antes de sair de grupos, tente buscar um jeito de ser honesto mas não rude. Exponha os seus motivos, “não tenho tempo para ler todas as mensagens”; “a semana foi corrida, não estou conseguindo acompanhar”; “meu celular está sem memória” (para o caso das fotos e dos vídeos indesejados). A partir do momento em que você apresenta os seus motivos, você não precisa se culpar. Seja por sentir irritação ou desconforto, cabe a quem realmente aprecia a sua companhia entender o seu lado da situação. Também entender que isso não significa o fim da amizade ou dos laços familiares (para aqueles parentes mais exagerados).

De qualquer forma, o diálogo certamente é a melhor solução.

Entre em contato conosco através desse link para agendar uma Avaliação Gratuita Online ou Presencial com uma Psicóloga em Porto Alegre.
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Deixe seu comentário

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: