Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Câncer de Próstata

Categoria: Doenças e Transtornos

Por Carine Bianchi, psicóloga

O mês de novembro é caracterizado pelo novembro azul para alertar os homens à prevenção de doenças, principalmente o câncer de próstata. Além de outros cuidados com a saúde. Esse incentivo busca também diminuir o preconceito contra o Câncer de Próstata; comumente percebido em piadas, brincadeiras, chacotas e outras falas.

Culturalmente o homem já procura menos médicos do que as mulheres. É menor ainda, o número de homens que fazem sua revisão urológica anual a partir dos 50 anos. O porque deste fato está relacionado ao preconceito e machismo de muitos homens. Se recusam a fazer o exame preventivo devido a forma como ele é realizado. É a típica situação trágico cômica, são tão homens que preferem morrer “machos” ao se prevenir.

Quando realizado cedo, o exame de próstata salva 90% dos atingidos pela doença, já que evita o surgimento de um tumor. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) prevê para este ano de 2016, mais de 62 mil casos da doença no Brasil. O que nos alerta para pensar nas formas de impedir que esse número cresça. Alguns fatores podem diminuir os riscos da doença e são relevantes para a adequada manutenção da saúde de uma forma geral. Assim como uma boa alimentação, com destaque para a fuga dos alimentos gordurosos e o consumo de  frutas e verduras; a prática de exercícios para o maior controle do peso; e a realização, com certa frequência, dos exames indicados pelo seu médico.

Hoje já é possível encontrar uma política voltada para os cuidados do homem. Em 2014, a Secretária Estadual de Saúde pactuou com 109 municípios à implantação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem dentro da Atenção Básica. Lá estes municípios são contemplados com incentivo financeiro próprio desta política. Desenvolvem então, ações preventivas aos cuidados do homem. Também incentivam assim,  maiores cuidados com a saúde.

Homens, vocês estão com a faca e o queijo na mão, agora é só cortar! Previnam-se! Cuidem-se!

Se você tem dificuldades para quebrar alguns preconceitos como este, procure um terapeuta. Preocupe-se com a sua saúde.
Entre em contato com a nossa clínica de psicologia em Porto Alegre através desse link e permita uma maior qualidade de vida para você.
Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: