Marker
relógio Seg a Sex dàs 7h às 22h - Sáb dàs 7h às 12:30h
(51) 9 9833-8006
(51) 4100-2513

Avaliação psicológica, por que fazer?

Categoria: Avaliação Psicológica, Doenças e Transtornos

Muitas vezes, sentimos algo que não sabemos ao certo o que é.

Tristeza, desânimo, ansiedade, irritação, entre outros, são sintomas muito comuns atualmente. No entanto, sem uma avaliação psicológica, dificilmente conseguimos saber de onde vem esses sintomas e ter uma explicação para estarmos sentindo eles.

Primeiramente, muitos de nós optamos para conhecer a origem dos sintomas é procurar um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica; o qual tem uma preocupação inerente com o nosso bem-estar.

Além da psicoterapia, ele também pode nos auxiliar de outra forma; utilizando um conjunto de medidas desenvolvidas especialmente para uso em sua profissão. Estas medidas referem-se a um conjunto de instrumentos que incluem testes, escalas, questionários, entrevistas e análise do comportamento, que compõem a avaliação psicológica.

A avaliação psicológica caracteriza-se pela coleta, análise e integração de informações através da utilização deste conjunto de instrumentos, cujo objetivo é a verificação de características psicológicas de uma pessoa.

Todos temos diferenças individuais. Isto é, habilidades e dificuldades cognitivas, características de personalidade, padrões de comportamento ou algum possível conflito pessoal

A avaliação psicológica pode ser realizada individualmente ou em grupo. A opção será um resultado a partir de um estudo que o psicólogo faz do que será avaliado, considerando o objetivo de realizá-la e as particularidades envolvidas de cada pessoa.

Outros propósitos de realizar a avaliação psicológica são para auxiliar no processo de orientação profissional e vocacional; para confirmação ou esclarecimento de hipótese diagnóstica; auxiliar na identificação de dificuldades cognitivas e comportamentais que interferem no ambiente escolar.

Além disso, também pode auxiliar em casos que envolvem processo judicial; para desenvolvimento de potencialidades de funcionários dentro da empresa; para seleção de candidatos a uma vaga de emprego, entre outros.

Ao final da avaliação, os resultados são transmitidos à pessoa avaliada através de um relatório e da síntese dos resultados.  Assim,  haverá uma ideia mais clara sobre o estado afetivo, cognição e estado relacional da pessoa.

Sendo assim, tanto seu psicólogo quanto outro indicado para realizar a avaliação psicológica poderá te auxiliar a esclarecer melhor a origem dos seus sintomas, das suas dificuldades e potencialidades. Ele direcionará o tratamento ou o processo pelo qual você está passando de forma que seja o mais adequado, eficaz e esclarecedor possível, respeitando a sua individualidade.

? Por Roberta Gomes – Psicóloga da Equipe Psicotér

Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita. Atendimento presencial, online e domiciliar. Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre.

 

Gostou? Compartilhe:

Leia Também

Comentário Fechado

Contato e Endereços

Para facilitar o seu atendimento, a Psicotér atende em diversas localidades de Porto Alegre. Veja no mapa qual o endereço mais próximo de você e ligue para agendar sua primeira consulta gratuita!

(51) 4100-2513
(51) 9 9833-8006
Fale conosco
Se preferir, preencha os campos abaixo e entre em contato para agendar sua consulta: