Endereços psicoter
Rua Vigário José Inácio, 250 Sala 102 Centro - Porto Alegre
R. Antônio Joaquim Mesquita, 131 - Passo d'Areia - Porto Alegre
Rua Esteves Júnior, 50, Sala 404 - Florianópolis
SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

Avaliação psicológica, por que fazer?

Muitas vezes, sentimos algo que não sabemos ao certo o que é.

Tristeza, desânimo, ansiedade, irritação, entre outros, são sintomas muito comuns atualmente. No entanto, sem uma avaliação psicológica, dificilmente conseguimos saber de onde vem esses sintomas e ter uma explicação para estarmos sentindo eles.

Primeiramente, muitos de nós optamos para conhecer a origem dos sintomas é procurar um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica; o qual tem uma preocupação inerente com o nosso bem-estar.

Além da psicoterapia, ele também pode nos auxiliar de outra forma; utilizando um conjunto de medidas desenvolvidas especialmente para uso em sua profissão. Estas medidas referem-se a um conjunto de instrumentos que incluem testes, escalas, questionários, entrevistas e análise do comportamento, que compõem a avaliação psicológica.

A avaliação psicológica caracteriza-se pela coleta, análise e integração de informações através da utilização deste conjunto de instrumentos, cujo objetivo é a verificação de características psicológicas de uma pessoa.

Todos temos diferenças individuais. Isto é, habilidades e dificuldades cognitivas, características de personalidade, padrões de comportamento ou algum possível conflito pessoal

A avaliação psicológica pode ser realizada individualmente ou em grupo. A opção será um resultado a partir de um estudo que o psicólogo faz do que será avaliado, considerando o objetivo de realizá-la e as particularidades envolvidas de cada pessoa.

Outros propósitos de realizar a avaliação psicológica são para auxiliar no processo de orientação profissional e vocacional; para confirmação ou esclarecimento de hipótese diagnóstica; auxiliar na identificação de dificuldades cognitivas e comportamentais que interferem no ambiente escolar.

Além disso, também pode auxiliar em casos que envolvem processo judicial; para desenvolvimento de potencialidades de funcionários dentro da empresa; para seleção de candidatos a uma vaga de emprego, entre outros.

Ao final da avaliação, os resultados são transmitidos à pessoa avaliada através de um relatório e da síntese dos resultados.  Assim,  haverá uma ideia mais clara sobre o estado afetivo, cognição e estado relacional da pessoa.

Sendo assim, tanto seu psicólogo quanto outro indicado para realizar a avaliação psicológica poderá te auxiliar a esclarecer melhor a origem dos seus sintomas, das suas dificuldades e potencialidades. Ele direcionará o tratamento ou o processo pelo qual você está passando de forma que seja o mais adequado, eficaz e esclarecedor possível, respeitando a sua individualidade.

? Por Roberta Gomes – Psicóloga da Equipe Psicotér

Entre em contato conosco para uma avaliação gratuita. Atendimento presencial, online e domiciliar. Psicotér: clínica de psicologia em Porto Alegre.

 

Gostou? Compartilhe
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram

Veja também

Avaliação Psicológica Bônus




    Se identificou com o assunto deste post?


    Então deixe seus dados abaixo que entraremos em contato em instantes* para agendar sua AVALIAÇÃO BÔNUS!

    Seu nome*
    Seu e-mail*
    Seu telefone

    RECEBA NOVIDADES

    Receba novidades, notícias e tudo sobre nossa empresa diretamente no seu email :

      Um centro de atendimento psicológico que desde 2010 tem seu foco em você, no seu desenvolvimento pessoal, seu bem-estar e também em sua qualidade de vida.
      SEG A SEX DÀS 7H ÀS 22H - SÁB DÀS 7H ÀS 12:30H

      © 2021- Todos os direitos reservados - Clínica de Psicologia Psicotér