Muitas vezes, sentimos algo que não sabemos ao certo o que é.
Tristeza, desânimo, ansiedade, irritação, entre outros, são sintomas muito comuns atualmente. No entanto, sem uma avaliação psicológica, dificilmente conseguimos saber de onde vem esses sintomas e ter uma explicação para estarmos sentindo eles.
Primeiramente, muitos de nós optamos para conhecer a origem dos sintomas é procurar um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica; o qual tem uma preocupação inerente com o nosso bem-estar.
Além da psicoterapia, ele também pode nos auxiliar de outra forma; utilizando um conjunto de medidas desenvolvidas especialmente para uso em sua profissão. Estas medidas referem-se a um conjunto de instrumentos que incluem testes, escalas, questionários, entrevistas e análise do comportamento, que compõem a avaliação psicológica.
A avaliação psicológica caracteriza-se pela coleta, análise e integração de informações através da utilização deste conjunto de instrumentos, cujo objetivo é a verificação de características psicológicas de uma pessoa.
Todos temos diferenças individuais. Isto é, habilidades e dificuldades cognitivas, características de personalidade, padrões de comportamento ou algum possível conflito pessoal
A avaliação psicológica pode ser realizada individualmente ou em grupo. A opção será um resultado a partir de um estudo que o psicólogo faz do que será avaliado, considerando o objetivo de realizá-la e as particularidades envolvidas de cada pessoa.
Outros propósitos de realizar a avaliação psicológica são para auxiliar no processo de orientação profissional e vocacional; para confirmação ou esclarecimento de hipótese diagnóstica; auxiliar na identificação de dificuldades cognitivas e comportamentais que interferem no ambiente escolar.
Além disso, também pode auxiliar em casos que envolvem processo judicial; para desenvolvimento de potencialidades de funcionários dentro da empresa; para seleção de candidatos a uma vaga de emprego, entre outros.
Ao final da avaliação, os resultados são transmitidos à pessoa avaliada através de um relatório e da síntese dos resultados. Assim, haverá uma ideia mais clara sobre o estado afetivo, cognição e estado relacional da pessoa.
Sendo assim, tanto seu psicólogo quanto outro indicado para realizar a avaliação psicológica poderá te auxiliar a esclarecer melhor a origem dos seus sintomas, das suas dificuldades e potencialidades. Ele direcionará o tratamento ou o processo pelo qual você está passando de forma que seja o mais adequado, eficaz e esclarecedor possível, respeitando a sua individualidade.
?